Estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia seguem usufruindo das oportunidades de monitorias, atuando junto a disciplinas e vivendo experiências multidisciplinares
26/6/2023
Compartilhe
Na última quarta-feira (21/06), o curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu um momento para marcar o encerramento das monitorias realizadas no primeiro semestre de 2023, envolvendo acadêmicos de diferentes períodos e cursos. Além de estudantes de Enfermagem, o curso recebeu, ainda, alunos dos cursos de Odontologia e Medicina. Enquanto monitores, os alunos atuam em disciplinas ao lado dos seus professores, que conduzem o processo de ensino-aprendizagem como preceptores, orientando os acadêmicos, incentivando-os para a carreira na docência.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Ma. Gisele Iopp Massafera, a monitoria oportuniza um aprendizado diferenciado. “O aluno monitor compromete-se com a atualização constante, aprofunda-se e prepara-se em relação aos temas de estudo para, assim, suprir a necessidade dos colegas. Os encontros propiciam que os estudantes troquem saberes e potencializem seu conhecimento. É realmente uma experiência única, principalmente para o monitor, pois ele entende o papel do docente, aproxima-se dessa função e segue aprimorando-se”, destaca.
No processo em que atuam como protagonistas, auxiliando também no aprendizado dos colegas, os estudantes desenvolvem importantes competências técnicas e interpessoais, vivenciando uma formação acadêmica integral e significativa. Para a acadêmica do 7º período do curso de Odontologia, Juliane Corá, atuar como monitora na disciplina de Farmacologia Geral foi um diferencial em sua formação. “Essa experiência foi de grande importância, pois me agregou novos conhecimentos e vivências na farmacologia”, avalia.
Já Amanda Eloise Augustin, acadêmica do 9º período de Enfermagem, que atuou como monitora na disciplina de Enfermagem em Saúde do Adulto, pondera que desenvolveu autonomia, disciplina e responsabilidade. “A monitoria teve grande relevância em minha jornada acadêmica, pois foi uma forma de rever conteúdos e procedimentos, colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante o curso e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos monitorados”, completa.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br