Notícias
Enfermagem

Enfermagem e Liga de Nefrologia promovem evento sobre saúde renal

Compartilhe

Na última quinta-feira (11/03), o curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), juntamente com a Liga Acadêmica de Nefrologia de Pato Branco (LANPB), promoveu o encontro “Vivendo bem com a doença renal”, em celebração ao Dia Mundial do Rim, celebrado na ocasião. O encontro promoveu um bate-papo entre os médicos Jorge Luiz Zanette Ramos, nefrologista na Unidade de Terapia Renal de Pato Branco e Hélio Vida Cassi, nefrologista no Instituto do Rim do Paraná. Foram parceiros do evento, ainda, a Unidade de Terapia Renal de Pato Branco e o Hospital Policlínica.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Ma. Gisele Iopp Massafera, o evento foi um momento importante e que promoveu a expressiva participação dos alunos. “Falar de rim, seus cuidados preventivos e sobre algumas patologias associadas à doença renal, faz parte de conteúdos que são abordados na graduação de Enfermagem e Medicina. O aprendizado fica ainda mais prazeroso se explanado por profissionais que são referências nessa área”, destaca Gisele. 

A realização do encontro por meio da integração entre os cursos de Enfermagem e Medicina é enaltecida por Gisele. “Esses momentos integram os cursos, aprofundam conhecimentos e fazem com que todos saiam um pouco da rotina. É sempre interessante trazer outros profissionais para abordar assuntos tão relevantes, especialmente em datas alusivas. Essas parcerias são riquíssimas, uma vez que a Medicina e a Enfermagem trabalham sempre juntas enquanto profissões, por isso esse envolvimento deve ser iniciado e fortalecido ainda na graduação, pois os cursos ainda podem desenvolver vários projetos em prol da saúde e qualidade de vida da população”, ressalta.

A professora do curso de Enfermagem, Joeci Baldin Amorim Coelho, é enfermeira da Unidade de Terapia Renal, onde anualmente é realizada uma atividade interna seguida de entrega de panfletos à população, a fim de sensibilizar sobre a doença renal. “Esse ano pensamos em algo maior, por trabalharmos com estágio supervisionado de Enfermagem e termos também a Liga Acadêmica de Nefrologia. Então, por meio dessa parceria, foi possível atingir um número maior de pessoas, replicando a importância do cuidado com os rins e informando sobre os benefícios do tratamento para a qualidade de vida dos pacientes”, explica.

A temática faz parte da vida do profissional enfermeiro e do médico, o que reitera a relevância do evento. “A Unidade de Terapia Renal busca, cada vez mais, informar a população sobre os cuidados que podemos ter com nossos rins. Nesse sentido, profissionais da área saúde podem ajudar a retardar o processo da perda da função renal e, em casos mais avançados, contribuir para o início do tratamento. Como essa é uma doença silenciosa e assintomática no primeiro momento, o diagnóstico precoce vai ajudar a melhorar a sobrevida do rim, por isso nossos futuros enfermeiros e médicos são essenciais nessa sensibilização”, salienta a professora.

Joeci lembra, ainda, que os profissionais convidados são pioneiros na área em Pato Branco. O doutor Hélio Vida Cassi foi o fundador do serviço de diálise em Pato Branco, em 1982. Já o doutor Jorge Luiz Zanette Ramos chegou à cidade em 1986, e ainda faz parte do corpo clínico da Unidade de Terapia Renal. 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

Ver álbum completo