28/5/2020
Compartilhe
Na quarta-feira, 20 de maio, acadêmicos do 9° período de Enfermagem, na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em Instituições de Saúde I, tiveram um encontro especial com a professora Rosane Marta Frigotto, docente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, sobre competências interpessoais, ou seja, as soft skills para a área da Saúde
Competências técnicas não são o único diferencial a ser considerado no mercado de trabalho. Aptidões mentais, emocionais e sociais, as chamadas soft skills, muitas vezes garantem o sucesso e a permanência dos profissionais nos postos de trabalho. Na área da Saúde, por exemplo, exercer o papel de líder, saber trabalhar em equipe e ser resiliente são características fundamentais para a consolidação de um bom profissional. Esse foi o tema da participação da professora Rosane Marta Frigotto, docente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, na quarta-feira (20/05), no 9° período do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP).
Os temas abordados, na ocasião, foram voltados à Gestão da Empregabilidade. Para tanto, a professora Rosane discorreu sobre os ambientes do mundo do trabalho, seus conflitos e a necessidade latente de profissionais desenvolverem uma construção saudável e produtiva de relações interpessoais. A cooperação e o protagonismo profissional também foram debatidos.
“A liderança de maior significância é a que o indivíduo exerce sobre si mesmo, com resiliência e determinação para superar os obstáculos que o mundo do trabalho impõe. Para tanto, destacamos a importância do autoconhecimento, pois não bastará ao enfermeiro apenas a competência técnica, embora imprescindível, mas as competências e habilidades relacionais nesta profissão, bem como nas demais da área da Saúde, são essenciais para o desenvolvimento do profissional”, pontua Rosane.
“O debate proposto abriu nossos olhos, pois pudemos enxergar em quais esferas e pontos precisamos trabalhar mais, em nós mesmos. O enfermeiro é identificado como líder, mas também integra um equipe e, por isso, precisa ser colaborativo, resolutivo, habilidoso, flexível e, sobretudo, deve saber ouvir”, pontuou a acadêmica do 9º período de Enfermagem, Gleidy Dayane de Matos.
A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Ma. Gisele Iopp Massafera, avaliou a iniciativa. “O enfermeiro exerce papel de líder, independente de qual área atuar. Muitas vezes, em sua formação, ele se preocupa muito com as competências técnicas, porém, para exercer seu papel por completo ele precisa, além dessas habilidades, exercer as soft skills como, por exemplo, o trabalho em equipe, a resiliência, a criatividade, dentre tantas outras que, no dia a dia, confirmam o seu potencial, técnico mas, sobretudo, humano”, pontua Gisele.
------------
Matéria: Cristiane Fernanda Dorigon, acadêmica do 7° período de Publicidade e Propaganda do UNIDEP.
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br