O momento também simbolizou as comemorações pelos 20 anos do curso de Enfermagem do UNIDEP
11/8/2022
Compartilhe
Na noite desta quinta-feira (11/08), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu a Cerimônia do Jaleco dos acadêmicos do 2º período do curso de Enfermagem, que participaram do momento com seus familiares. A cerimônia marca o recebimento do traje que acompanha os estudantes e profissionais da Enfermagem nos campos de estágio, nas práticas acadêmicas e nos atendimentos. Muito mais do que um equipamento de proteção individual (EPI), o jaleco simboliza a responsabilidade de cuidar e salvar vidas.
A cerimônia também simbolizou as comemorações pelos 20 anos do curso de Enfermagem do UNIDEP, celebrado em 2022, e a sanção do piso para os profissionais da Enfermagem, uma conquista há muitos anos buscada pela categoria. “Essa é a primeira Cerimônia do Jaleco realizada no nosso curso, é um marco. Esse momento representa o início da vida profissional e acadêmica do aluno na área da Saúde, por isso a presença das famílias tem um sentido especial e traduz a essência da nossa Instituição”, ressaltou a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Ma. Gisele Iopp Massafera.
Para a reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, a solenidade representa a valorização da profissão. “Sabemos que os profissionais enfermeiros assumem uma importância fundamental na condução dos processos de reestabelecimento da saúde, por isso, proporcionar aos ingressantes a Cerimônia do Jaleco enquanto uma entrada simbólica na formação, é sem dúvida um reconhecimento. Esse é um momento onde o aluno sente-se amparado pela Instituição e entende que aqui ele tem um porto seguro para a sua formação profissional”, enfatizou.
A acadêmica Mariana Poletto enalteceu a importância do momento. “Poder passar por essa cerimônia, por esse evento, significa bastante para a gente, pois é a nossa iniciação na profissão e no curso. O sentimento é de muito privilégio e de gratidão por essa oportunidade. Está sendo muito emocionante”, destacou.
Giovana Martins Rodrigues viveu o momento ao lado da família. “Eu trouxe os meus pais porque eles sempre caminharam junto comigo, a minha mãe principalmente me apoiou desde o começo quando soube o que eu queria fazer da minha vida, então não há pessoas melhores para eu trazer nesse momento. Eu, como os meus colegas, escolhi essa profissão de amor e cuidado com as pessoas. Então esse momento ficará registrado em nossas memórias, pelo resto da nossa vida”, disse.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br