Anualmente, o Crea-PR premia os melhores projetos de conclusão de curso. Em 2020, TCC do UNIDEP conquistou o primeiro lugar no Estado
15/6/2021
Compartilhe
Os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) submeteram oito trabalhos no concurso estadual “Melhores TCCs do Paraná – 2021”, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), que anualmente escolhe os melhores trabalhos de conclusão de curso (TCCs) apresentados em Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, nas Engenharias, Agronomia e Geociências. As mostras dos trabalhos selecionados pelos colegiados regionais e estaduais acontecerão em agosto e novembro deste ano.
O coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, professor Me. Ricardo Bertoncello, destaca que os trabalhos inscritos para representar o UNIDEP, além do caráter inovador das problemáticas, estão bem fundamentados e têm aplicabilidade prática evidente. “Os cursos de engenharia sempre incentivaram a produção científica de seus alunos. Não existe engenharia sem ciência, em que a pesquisa científica é a base disso. No UNIDEP, há um movimento forte nesse sentido e nosso desempenho no concurso confirma isso: em 2019, ficamos com o terceiro lugar e em 2020 conquistamos o primeiro lugar, como melhor TCC de Engenharia Elétrica desenvolvido no estado do Paraná”, ressalta o professor.
O trabalho premiado em 2020 é de autoria de Everton Luiz Morelatto e Rafael Welington Sanitá, egressos do curso de Engenharia Elétrica. Com o título “Análise de implantação de uma usina de geração de energia elétrica através de resíduos sólidos urbanos em Pato Branco - PR”, o projeto contou com a orientação do professor Me. Ithalo Hespanhol de Souza.
O prêmio Melhores TCCs é realizado pelo Crea-PR, por meio do Colégio de Instituições de Ensino (CIE) e Colégio de Entidades de Classe (CDER) e elege os três melhores trabalhos desenvolvidos no Paraná. Representam o UNIDEP, neste ano, os seguintes trabalhos de egressos:
Engenharia Civil
“Viabilidade técnica da aplicação de resíduos da construção civil como agregado no concreto para pavimentação rígida”, Eduardo Secco Rosa, Gustavo Luis Ferreira Lefchak. Orientador: Jefferson Olea Homrich.
“Estudo da viabilidade técnica para aplicação do bambu laminado colado na construção civil”, Junior Valdir Todescatto. Orientadora: Ana Claudia Dal Prá Vasata.
“Estudo das patologias no Colégio Estadual Arnaldo Busato no município de Coronel Vivida-PR”, Djeanini Garbin Gilioli. Orientadora: Camila Regina Eberle.
“Análise comparativa entre softwares de dimensionamento estrutural”, Leonardo Gladir da Silva e Mayara Telles Santos Gustmann Wulff. Orientador: Tobias Jun Shimosaka.
Engenharia Elétrica
“Processamento digital de imagens para reconhecimento de placas veiculares brasileiras”, Daniel Merlo, Jhonatan Peruzzo. Orientador: Rafael Zamodzki.
“Desenvolvimento de um conversor braille para alfabetização de pessoas com deficiência visual”, Andrei Tecchio Meotti, Diego Backes Dala Zen. Orientador: Pablo Henrique Seibert Janho.
“Desenvolvimento de um kit educacional para crianças com deficiência auditiva utilizando sistemas embarcados”, Guilherme Caldato. Orientador: Pablo Henrique Seibert Jahno.
“Impacto da expansão da geração distribuída sobre as redes de distribuição rurais”, Alexandre Rhoden, Radamés Argenta. Orientador: Rafael Zamodzki.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]