Notícias
UNIDEP

Estágio em equoterapia destaca-se como diferencial do curso de Fisioterapia do UNIDEP

Compartilhe

No curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), um dos campos de estágio que constituem os Estágios Supervisionados, obrigatórios para os acadêmicos dos 7º e 8º períodos, é a equoterapia. Os atendimentos são gratuitos e envolvem crianças e adultos, encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde e também pela Associação Iguais nas Diferenças.

A docente do curso de Fisioterapia do UNIDEP, Luane Paula de Souza, explica que a equoterapia contribui para o desenvolvimento sensório-motor de pessoas com comprometimentos variados, podendo beneficiar crianças, jovens, adultos e idosos, por meio de atividades terapêuticas, planejadas pelos acadêmicos de Fisioterapia e com auxílio do cavalo.

“A equoterapia é um método de tratamento reconhecido pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional como um dos recursos utilizados pelos fisioterapeutas na reabilitação de diversos comprometimentos motores. Se mostra como uma alternativa terapêutica promissora que oferece um recurso de reabilitação dentro de uma visão diferenciada de tratamento e possui, ainda, uma abordagem de interação interpessoal entre os acadêmicos, ao planejarem intervenções em conjunto para assistência de seus pacientes”, completa a professora Luane.

O coordenador do curso de Fisioterapia do UNIDEP, professor Me. Michel Henrique Baumer, enfatiza que o estágio em equoterapia é um dos destaques na formação do aluno da Instituição, pois proporciona ao acadêmico uma experiência prática dentro de um método diferenciado de tratamento, além do contato com a comunidade.

“Na equoterapia, a aprendizagem é instigada a explorar novas possibilidades de intervenções, em um ambiente ao ar livre e em contato com um animal que promove a integração do paciente com a natureza e a ampliação de seus potenciais e habilidades. Ao interagir com o paciente, cavalo e atendimentos em equipe, o acadêmico desperta competências como empatia, colaboração, flexibilidade, pensamento criativo e relacionamento interpessoal”, salienta Michel.

Realização

O estágio em equoterapia do UNIDEP acontece há 10 anos, em que as sessões ocorrem em horário convencional de estágio dos alunos do curso de Fisioterapia, contando com a supervisão de uma professora, bem como com a presença de um auxiliar guia na condução do cavalo. Os atendimentos ocorrem no Parque de Exposições, em concordância com a Sociedade Rural e Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo.

Para viabilidade dos atendimentos em equoterapia, há a parceria com a Cabanha Porá e com a Associação Iguais nas Diferenças, que cedem os cavalos e os auxiliares guia. No momento, as atividades do estágio estão suspensas, considerando as ações de prevenção ao Covid-19. Porém, as ações retornarão, tão logo o calendário acadêmico presencial seja retomado.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected] // (46) 3220-3015


Ver álbum completo