Notícias
Enfermagem

Estágios de Enfermagem inserem os estudantes no SUS

Compartilhe

O curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) contribui de forma significativa para a saúde e bem-estar da população. Isso porque acadêmicos e professores estão inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS), atuando em unidades básicas e hospitais, por meio de atividades práticas vinculadas a disciplinas de estágio. Além de oportunizar que os estudantes se aproximem cada vez mais da realidade da profissão, essa inserção também impacta positivamente no acesso da população à saúde pública.

Os estágios junto ao SUS somam-se aos conhecimentos obtidos em sala de aula e às atividades realizadas nos laboratórios de saúde da Instituição. A coordenadora do curso de Enfermagem, professora Ma. Gisele Iopp Massafera, conta que o primeiro contato com experiências práticas ocorre no terceiro semestre da graduação, na disciplina de Estação do Aprendizado em Saúde e Comunidade, que promove vivências em unidades básicas de saúde (UBSs) dos bairros de Pato Branco.

“A partir do 3º período, os alunos iniciam suas vivências práticas realizando atividades básicas, e aprofundam a complexidade das funções na medida em que a graduação avança. Verificam sinais vitais, realizam técnicas como curativos, passagem de sondas, triagens, consultas de enfermagem, vacinas, visitas domiciliares, preventivos, participam do Programa de Saúde na Escola (PSE), entre outros procedimentos cabíveis à profissão”, destaca Gisele.

Neste semestre, são 135 alunos do curso de Enfermagem, dos 3º, 5º, 7º e 9º períodos, inseridos da rede de saúde pública de Pato Branco. A atuação dos estudantes é orientada por 05 professores enfermeiros e 03 preceptores também enfermeiros. “A prática nos estágios é imprescindível para a formação do aluno que, logo no início do curso, reconhece o seu papel na sociedade. Com isso, o estudante sente a necessidade de estudar e aprofundar seus conhecimentos para fazer a diferença na saúde das pessoas. Essas vivências ampliam as possibilidades de atuação do aluno e também fomentam oportunidades profissionais”, reforça.

Entre os estudantes inseridos nos cenários de prática está Vânia Almeida de Moraes, acadêmica do 5º período de Enfermagem. Por meio da disciplina de “Estação do Aprendizado IV”, ela estagia no Hospital Policlínica Pato Branco. “Está sendo uma experiência incrível, pois, nos estágios, temos contato direto com os pacientes e aplicamos o que aprendemos na teoria. Esses momentos acrescentam muito à nossa vida acadêmica e profissional, uma vez que desenvolvemos uma visão mais empática da nossa profissão e percebemos que podemos fazer a diferença, não somente no cuidado, mas também no acolhimento às pessoas”, ressalta a estudante.

Educação em Saúde
Em 2023, os cursos da área da Saúde do UNIDEP, juntos, realizaram mais de 53 mil atendimentos à população, envolvendo mais de 680 alunos e 60 professores, mantendo a média mensal de 5.280 atendimentos voltados ao bem-estar e qualidade de vida. Destes, cerca de 32,8 mil atendimentos foram realizados pelo curso de Enfermagem.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo