Notícias
Fisioterapia

Estágios de Fisioterapia contemplam diferentes áreas

Compartilhe

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) destaca-se pelas experiências de ensino práticas oportunizadas aos estudantes. Os estágios iniciam no 7º período, sendo intensificados nos dois últimos anos da graduação, o que representa 20% da carga horária de formação. Neste semestre, são 53 acadêmicos, dos 7º e 9º períodos, atuando na Clínica Escola de Fisioterapia e no Hospital Policlínica de Pato Branco. Como resultado, o curso possui a média de 1.200 atendimentos realizados mensalmente, ofertados de forma gratuita à população.  

O coordenador do curso de Fisioterapia, professor Me. Michel Henrique Baumer, destaca que os estágios, além de contribuírem para saúde e qualidade de vida da comunidade, oportunizam o aprimoramento da formação. “Estamos formando profissionais preparados para atender a população, processo em que o estudante transforma a comunidade onde atua, oportunizando a interação entre comunidade e Ensino Superior, em um modelo de aprendizado contínuo”, ressalta.

A atuação dos estudantes é acompanhada por cinco professores fisioterapeutas. Essa inserção dos estudantes em cenários de prática da saúde local contribui, ainda, para o fortalecimento da Clínica Escola, que possui 18 anos de atuação e oferece atendimento ambulatorial nas seguintes áreas: neurofuncional, ortopedia, traumatologia, reumatologia, pediatria, pneumofuncional e equoterapia. “O estágio na Clínica Escola agrega um arsenal de grande valor aos acadêmicos. Entre os destaques e diferenciais do UNIDEP está a equoterapia, que abrange a Fisioterapia Neuro-Pediátrica, experiência formativa que representa um diferencial inestimável à formação que estamos oportunizando”, enfatiza Michel.

Entre os acadêmicos que estão estagiando na Clínica Escola, está o estudante do 9º período de Fisioterapia, Gustavo Cagnin. “O estágio é de extrema importância, pois oportuniza a aplicação, na prática, dos conhecimentos adquiridos na teoria, além de desenvolver habilidades específicas da profissão. Durante o estágio, temos contato direto com pacientes, aprendemos a lidar com diferentes casos clínicos, a realizar avaliações e aplicar técnicas de tratamento sob supervisão. Ao conhecer o ambiente de trabalho, as rotinas e os desafios da profissão, nos sentimos mais seguros para escolhermos nossa especialidade dentro da Fisioterapia”, enfatiza.

Agende seu atendimento 
A Clínica Escola de Fisioterapia é credenciada junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), em que os pacientes são encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco. No entanto, também é possível agendar atendimento sem o encaminhamento do SUS. Basta ligar no (46) 3220-3056 ou mandar e-mail para fisioterapia@unidep.edu.br. 

Todos os atendimentos prestados são realizados com supervisão docente em tempo integral.  A Clínica Escola de Fisioterapia funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h – o último horário de atendimento é às 16h. 

Educação em Saúde 
Em 2023, os cursos da área da Saúde do UNIDEP, juntos, realizaram mais de 53 mil atendimentos à população, envolvendo mais de 680 alunos e 60 professores, mantendo a média mensal de 5.280 atendimentos voltados ao bem-estar e qualidade de vida. Destes, cerca de 3,7 mil atendimentos foram realizados pela Clínica Escola de Fisioterapia. 

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo