Durante a graduação, os acadêmicos do curso de Psicologia atuam em diversos campos de estágio, conhecendo a realidade e as oportunidades da profissão
21/3/2024
Compartilhe
O curso de Psicologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está inserido em diversos locais, por meio das práticas de estágio realizadas por alunos e docentes. Neste semestre, cerca de 190 estudantes estão inseridos na comunidade, por meio dos estágios básicos e supervisionados. Como resultado, mensalmente o curso realiza cerca de 200 atendimentos à população. Além de Pato Branco, os convênios para realização dos estágios também contemplam outras cidades da região.
Atualmente, os acadêmicos atuam no Lar de Idosos São Vicente de Paulo, Centro de Convivência da Pessoa Idosa, Delegacia da Mulher, Hospital Policlínica Pato Branco, Hospital São Lucas, Hospital do Câncer, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Missão SOS Vida Nova, Ambulatório Escola do curso de Medicina e projeto de Equoterapia da Associação Iguais na Diferença. Somam-se, ainda, os atendimentos ofertados no Serviço Escola de Psicologia do UNIDEP. Para realização dos estágios, sete professores psicólogos atuam na supervisão e orientação dos estudantes.
A coordenadora do curso de Psicologia, professora Ma. Teresa Raquel Conte Demarco, explica que do 2º ao 7º períodos acontecem os Estágios Básicos, até o momento em que os alunos chegam aos Estágios Supervisionados, entre o 8º e 10º períodos – quando os acadêmicos vivenciam a profissão a partir da realidade de escolas, empresas, atuando ainda no Creas e Caps.
“Os estágios, além de serem obrigatórios no processo de formação dos acadêmicos, proporcionam a vinculação da teoria com a prática, fator essencial para profissionais éticos e comprometidos com o bem-estar da população. À população atendida, representam o contato com a Psicologia, tão necessário e, por vezes, escasso para uma boa parcela da comunidade”, destaca a coordenadora do curso de Psicologia, professora Ma. Teresa Raquel Conte Demarco.
Serviço de Psicologia
Entre os diferenciais do curso, está o Serviço Escola de Psicologia, que fornece atendimento psicológico para a comunidade externa e interna. Neste semestre, 46 acadêmicos estão atuando no local, realizando atividades de triagem, psicoterapia individual, avaliação psicológica e terapia em grupo. Os estudantes também promovem ações em escolas, com palestras e dinâmicas.
O coordenador do Serviço Escola de Psicologia do UNIDEP, psicólogo Guilherme Gustavo da Rocha, enaltece que o estágio apresenta a realidade do ambiente profissional clínico. “Além da responsabilidade e do aprendizado que caracterizam as experiências no mundo do trabalho, aqui nossos alunos têm acompanhamento profissional e acadêmico, adquirindo domínio teórico e prático, diferencial que, certamente, enriquece o currículo e representa um diferencial para suas carreiras”, enaltece.
Para mais informações ou agendamento no Serviço de Psicologia do UNIDEP, basta entrar em contato pelo WhatsApp (46) 3220-3053.
Educação em Saúde
Em 2023, os cursos da área da Saúde do UNIDEP, juntos, realizaram mais de 53 mil atendimentos à população, envolvendo mais de 680 alunos e 60 professores, mantendo a média mensal de 5.280 atendimentos voltados ao bem-estar e qualidade de vida. Destes, mais de 500 atendimentos foram realizados pelo Serviço Escola de Psicologia.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br