Notícias
Reitoria

EstuDays reúne mais de 80 atrações voltadas à arte, economia criativa e vocação profissional

Compartilhe

De 10 a 12 de setembro, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) viveu a 4ª edição do EstuDays, com o tema “Cultura, mundo geek, economia criativa e feira de profissões”. Foram mais de 30 horas programação, reunindo mais de 80 atrações e 37 estações temáticas. Entre as novidades, a Feira das Profissões, que reuniu cerca de 2 mil alunos do Ensino Médio em experiências de 12 cursos de graduação.

A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, enaltece a diversidade da programação. “A oportunidade de viver momentos com atrações culturais e com a Feira de Carreiras, com empresas captando talentos, agregando a Feira de Profissões, que é uma das novidades, certamente é o que enriquece a programação, que nasceu em celebração ao Dia do Estudante e agora também recebe nossas escolas. São cerca de 5 mil pessoas, entre o nosso público interno e externo, vivendo as experiências do EstuDays”, destacou.

Entre as atrações, também aconteceu a Feira do Livro, com Contemporânea Books, Letra Cyber Café, Psi Testes e Zoro Sebo; a Feira de Artesanatos, com 11 artesãs de Pato Branco; a estação de Moda Circular, que voltou a integrar a programação, com roupas, calçados e acessórios da Maria Julia Moda Circular e Arte.

A Arena Gamer, com mais de 270 jogos de tabuleiro apresentados pela Mundo Invertido, que possui uma das maiores coleções de board games do Sudoeste do Paraná, também foi um dos destaques. Nesta edição, o grupo também promoveu dois painéis temáticos: “Treinando suas soft skills com jogos de tabuleiro” e “Gamificação e o uso de jogos de tabuleiro em sala de aula”.

Presença garantida no EstuDays, o Grupo Genkos promoveu o tradicional Desfile de Cosplay e também participou com a Geek Force, loja geek para fãs de cultura pop, quadrinhos, brinquedos e itens colecionáveis.

Desta vez, a Mostra Cultural na Biblioteca contou com duas atrações: o acervo itinerante do Memorial da Imagem e do Som – Frei Policarpo, uma promoção da Fundação Cultural Celinauta, em parceria com o Curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP; e a exposição do artista plástico Milton Dourado, que apresentou suas esculturas de arame.

A programação contou também com a Feira Gastronômica, com combos especiais preparados pelas cantinas do UNIDEP, a Maria Oliveira’s e a Boutique da Farinha. O AiQFome promoveu um circuito com brincadeiras, além da oferta de brindes e cupons. A A1 Formaturas também apoiou o evento, com a Cabine Fotográfica.

O Núcleo de Experiência Discente (NED) promoveu oficinas de criatividade e bem-estar, com o tema “Cores da mente: meditação e emoções em Divertida Mente”. O Núcleo de Carreiras realizou a Feira de Carreiras, reunindo mais de 20 empresas e entidades.

O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) promoveu o Acolhimento aos Professores do Ensino Médio, com momentos voltados à prática docente. A Feira de Produtos Artesanais e Agrícolas retornou nesta edição, integrando as ações da Coordenação de Extensão.

Lançamento

A programação foi lançada no dia 12 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante, quando os acadêmicos do UNIDEP foram recepcionados com pipoca e algodão doce. Na ocasião, também aconteceu um show de Rakel Teixeira e apresentação de acadêmicas do curso de Educação Física que são atletas da Ginástica Rítmica de Pato Branco.

Realização

O EstuDays 2024 foi promovido pelo UNIDEP, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), Núcleo de Carreiras, Núcleo de Experiência Discente (NED), Núcleo de Carreiras, Coordenação de Extensão, Agência Experimental de Comunicação (AÊ!) e Coordenação de Relacionamento com a Comunidade.

------------

Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo