Notícias
Medicina

Famílias vivem a emoção da Cerimônia do Jaleco de Medicina

Compartilhe

Na manhã do último sábado (01/04), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou a Cerimônia do Jaleco da Turma XI do Curso de Medicina, formada pelos ingressantes do primeiro semestre de 2023. Os estudantes aproveitaram o momento para demonstrar todo carinho e gratidão pelas suas famílias, conduzindo a ocasião com muita emoção e afeto. Participaram, também, representantes da 7ª Regional de Saúde do Paraná e de cidades onde alunos de Medicina atuam no internato.

A cerimônia, tradicional em cursos da área da Saúde, marca o recebimento do traje que acompanha os estudantes e profissionais de Medicina nos campos de estágio, nas práticas acadêmicas e nos atendimentos à população. Muito mais do que um equipamento de proteção individual (EPI), o jaleco simboliza a responsabilidade de cuidar e salvar vidas.

“Que ao usar esse jaleco, nossos alunos tenham o mesmo amor e o mesmo propósito que nós temos, enquanto professores e profissionais médicos. Isso só é possível graças ao apoio familiar, somado a muita dedicação e resiliência”, disse o coordenador do curso de Medicina do UNIDEP, professor Vilson Geraldo de Campos.

A reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, enalteceu o compromisso da Instituição com a qualidade na formação dos futuros médicos e médicas. “Nossos alunos e professores reforçam o compromisso social que temos com a região, por meio de uma aprendizagem crítica, humanizada e cidadã, que vai além dos conhecimentos técnicos. Isso só é possível porque temos pais e mães que acreditam no UNIDEP e nos permitem lapidar seus filhos para o mundo e para a atuação em Medicina”, destacou.

A vice-prefeita de Pato Branco, a médica oftalmologista Angela Padoan, dedicou sua mensagem aos acadêmicos e familiares, ressaltando o potencial da cidade. “O jaleco simboliza o verdadeiro significado de ser médico: um ser humano que cuida dos outros com empatia, excelência e humanização. Nossos alunos de Medicina, além de uma faculdade de referência, usufruem de uma cidade que oferece qualidade de vida e infraestrutura em saúde, oportunizando o desenvolvimento profissional nas mais variadas áreas”, disse.

A chefe da 7ª Regional de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, é docente dos cursos de Fisioterapia e Medicina do UNIDEP, e destacou a importância da interiorização da atuação médica, visando o desenvolvimento da região. “Queremos que nossos alunos façam a diferença na sociedade, e que se insiram na saúde regional para cuidar da nossa população, contribuindo para o desenvolvimento das nossas cidades por meio da Medicina”, enfatizou.

A secretária municipal de Saúde de Bom Sucesso do Sul, Saliane Pegoraro, ressaltou a postura e qualidade dos atendimentos prestados pelos alunos de Medicina que atuam como internos no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade. “Nossa população está muito feliz e tem elogiado a atuação dos alunos do UNIDEP, que chegaram preparados e acolheram a realidade da nossa cidade, atendendo as pessoas com humanização e empatia. A experiência está sendo fantástica, e que alegria partilhar esse momento com as famílias que estão iniciando um sonho”, evidenciou.

Um sonho de pais, filhos e irmãos

A acadêmica do primeiro período de Medicina, Leticia Natal, compartilhou o significado do momento para ela e sua família. “Estar aqui hoje é uma conquista, idealizada há muito tempo por nós e nossas famílias. A carreira que escolhemos é nossa missão com o próximo, estudaremos e nos dedicaremos para sermos médicos humanistas e que atuem com amor. Em breve, estaremos cruzando olhares esperançosos de pessoas que acreditarão em nós para cuidar de suas vidas e transformar suas histórias”, disse.

Escolhido para representar os pais durante a cerimônia do jaleco, Adair Trevisan destacou o objetivo em comum das famílias: oportunizar que seus filhos tornem-se bons profissionais, com caráter e responsabilidade. “O que sonhamos agora começa a se tornar realidade. A nós, pais, resta a saudade pela distância, e também a alegria e o orgulho por termos filhos cursando Medicina. O desejo é que eles sejam inovadores e altruístas, e que não haja limites para os seus sonhos”, frisou.

O casal Sadi e Clanilva Marcolina reside em Coronel Vivida e tem duas filhas cursando Medicina no UNIDEP: Vanessa, no 11º período e Rafaela, no 1º período. “Confiamos na formação médica que nossas filhas estão recebendo, os professores do UNIDEP são profissionais de referência e que contribuem para que sejamos polo regional em saúde”, avaliou Sadi.

Para Clanilva, o fato de suas filhas poderem cursar Medicina perto de casa é um importante diferencial. “Desde crianças nossas filhas sonharam com a Medicina, vê-las trilhar esse caminho é um orgulho muito grande. Acreditamos e apostamos no UNIDEP, também porque nossas filhas permanecem perto de casa”, contou Clanilva.

Rafaela enalteceu a importância do recebimento do jaleco. “A cerimônia do jaleco reforça que terei a missão de cuidar da saúde das pessoas, com empatia e respeito à diversidade de cada paciente. Já nas primeiras semanas de aula ficou evidente o compromisso da Instituição em formar médicos humanizados e diferenciados”, frisou Rafaela.

Vanessa se emociona por ter a irmã ao seu lado, trilhando o caminho da Medicina. “Aqui vivemos a segurança de aprendermos com professores qualificados, pessoas que acreditam e nos apoiam para sermos cada vez melhores. Tenho muito orgulho por ver minha irmã viver esse sonho, nem parece que há cinco anos estava acontecendo a minha cerimônia do jaleco”, completou.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo