Notícias
Fisioterapia

Fisioterapia realiza Cerimônia do Jaleco

Compartilhe

Na noite desta terça-feira (06/12), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu a Cerimônia do Jaleco dos acadêmicos dos 2º e 4º períodos do curso de Fisioterapia, que participaram do momento com seus familiares. A cerimônia marca o recebimento do traje que acompanha os estudantes e profissionais de Fisioterapia nos campos de estágio, nas práticas acadêmicas e nos atendimentos. Muito mais do que um equipamento de proteção individual (EPI), o jaleco simboliza a responsabilidade de cuidar e preservar vidas.

A cerimônia também simbolizou as comemorações pelos 20 anos do curso de Fisioterapia do UNIDEP, celebrado em 2022. “Estamos há duas décadas transformando a realidade de Pato Branco e Sudoeste do Paraná, e hoje aqui partilhamos um momento que marcará a memória dos alunos e seus familiares. O jaleco simboliza o trabalho na área da saúde, mas também denota toda a responsabilidade que a nossa profissão possui, uma vez que, quando estamos com um paciente, estamos diante de vidas. Nosso paciente é um pai, um filho, uma mãe… devolver a qualidade de vida para uma pessoa e contribuir na sua reabilitação é algo muito bonito, mas, sobretudo, de muita responsabilidade”, ressaltou o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Me. Michel Henrique Baumer.

A pró-reitora de Graduação do UNIDEP, professora Ma. Carla Maria Ruedell, enalteceu que a cerimônia do jaleco simboliza o início da trajetória profissional, instigando a reflexão dos acadêmicos diante da missão profissional que escolheram trilhar. “Este é um momento de muita emoção, partilhado pelos pais, amigos, Coordenação de curso e professoras. A Fisioterapia é uma profissão que requer o cuidado permanente das pessoas, mas para que isso aconteça, é preciso fazer com o coração. É uma profissão que toca vidas, não somente com as mãos, mas também com os olhos. Hoje, muitos olhos brilharam, pelo amor a uma carreira que começa a desabrochar, sempre acompanhada por muita competência e humildade”, disse.

A acadêmica do 2º período, Mirella Gomes, foi a juramentista da cerimônia e compartilhou o momento com a família. “Foi mágico, ter os meus filhos como padrinhos, vestindo o jaleco em mim, e dizendo ‘mamãe, você está linda’, me deixou sem palavras!  A cerimônia representou a importância da minha escolha acadêmica e da profissional que quero ser, com princípios e valores. Escolhi a Fisioterapia devido às milhares de formas que a profissão pode transformar a vida das pessoas, desde sua concepção até a longevidade”, conta.

Na ocasião, as turmas homenagearam a egressa do curso de Fisioterapia do UNIDEP, Bruna Rotava, reconhecendo sua contribuição na trajetória acadêmica dos estudantes. 

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski e Lucas Calixto, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

Ver álbum completo