28/5/2020
Compartilhe
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade (GEPCOM) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), iniciou o 1º Ciclo de Palestras GEPCOMLive, projeto que reunirá professores e pesquisadores de diferentes regiões e Instituições de Ensino do país, para abordar temáticas estudadas pelo grupo, especialmente o recorte socioteórico sobre cultura, diversidade e midiatização
A programação do 1º Ciclo de Palestras GEPCOMLive iniciou no último sábado, 23 de maio, com a professora Dra. Maria Ângela de Araújo Rezende, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que abordou o tema “A imprensa brasileira nos séculos XIX e XX: um recorte histórico-literário sobre gênero e diversidade”. O encontro, on-line, foi aberto a estudantes de todos os cursos do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), bem como de outras Instituições de Ensino Superior e comunidade em geral, com a participação de pessoas de diferentes regiões do país. A programação é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Cultura e Sociedade (GEPCOM) do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP. A palestra foi mediada pelos professores Ma. Jozieli Cardenal Suttili e Me. Denny Almeida Costa.
Para a convidada, professora Maria Ângela, participar do encontro foi uma experiência gratificante. “Foi uma honra receber o convite dos professores Denny e Jozieli para participar do 1° Ciclo de Palestras GEPCOMLive. Mais do que uma palestra, foi um encontro instigante, em que pude falar um pouco sobre as representações femininas nos jornais dos séculos XIX e XX no Brasil. A participação dos alunos e professores foi intensa (e também de outras pessoas do Brasil), carregada de afetos, com muitas questões importantes e urgentes para se pensar cultura e sociedade. Parabéns ao UNIDEP pelo envolvimento, pela boa conversa, pelas questões que envolveram ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou.
Membro do GEPCOM, o acadêmico do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda, Felipe Motohiro Bando, enalteceu a realização da programação. “Os encontros do GEPCOM sempre são incríveis, mas a manhã do dia 23 de maio, com a presença da professora e doutora Maria Ângela, foi indescritível. Recebemos tanta informação, saberes e base teórica, que achei formidável, sem falar que ela é um amor de pessoa. Aguardo ansioso para mais encontros assim”, disse.
A acadêmica do 3° período de Publicidade e Propaganda, Maria Clara Guarneri Costa, também integrante do GEPCOM, entusiasmou-se com a programação. “O primeiro GEPCOMLive foi um encontro enriquecedor, pois, com a fala da professora Dra. Maria Ângela, pude compreender ainda mais os artigos e os debates que tivemos nos encontros do Grupo. Foi bem interessante conversar com alguém que tem pesquisas no assunto, além dela ser bem divertida e ter muito conhecimento. Saí com uma bagagem muito maior do que eu esperava e com novas referências”, destacou Maria.
A programação
Os próximos encontros do GEPCOMLive já estão programados e acontecerão a cada 15 dias, aos sábados. Para o dia 06 de junho, às 09h30, a convidada é a professora Ma. Ana Paula Heck, do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Internacional Uninter, com a palestra “Publicidade e Gênero: tendências criativas”. No dia 20 de junho, também às 09h30, o convidado será o professor Dr. Wellington Ricardo Fioruci, do curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com a temática “Pós-modernismo e Pós-colonialismo: vozes marginais na Literatura e no Cinema da América Latina”.
Quem tiver interesse de conferir como foi a palestra com a professora Dra. Maria Ângela, pode conferir no Youtube: https://youtu.be/y4HMIcavlx8.
------------
Matéria: Cristiane Fernanda Dorigon, acadêmica do 7° período de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 7° período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br