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Grupos de estudos marcam a trajetória docente no UNIDEP

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Na última terça-feira (15/02), o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) reuniu professores e colaboradores do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) para celebrar os três anos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (Gepmat) e o primeiro ano do Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Identidade Docente (Gedai). As conquistas dos grupos nos últimos anos, bem como o planejamento para 2022, conduziram o momento; que também contou com a participação das Reitorias e, de forma remota, do gerente pedagógico da Direção de Ensino do Grupo Afya, professor Me. Denny Almeida.

A coordenadora do Naped, professora Ma. Graziela Scopel Borges, evidencia a trajetória do Gepmat no que refere-se a práticas e produções docentes baseadas em metodologias ativas. “O Grupo é dinâmico e se renova a cada ano, mas o que permanece é o desejo da troca de experiências, de materiais, de possibilidades e também de afetos. Estamos avançando significativamente, em especial nas publicações e participações em eventos envolvendo a temática das Metodologias Ativas, inclusive com alguns trabalhos recebendo menções honrosas ou premiações”, conta.

Graziela pontua que o Gepmat busca promover estudos, trocas de experiências e produções científicas sobre as melhores formas didático-pedagógicas de desenvolver as Metodologias Ativas no Ensino Superior. “Para isso, são realizadas oficinas, encontros, leituras e produções que proporcionem o fortalecimento das práticas ativas. O Grupo é formado por docentes do UNIDEP, de diferentes cursos, mas também podem participar Coordenadores e outras pessoas da IES interessadas na área”, frisa.

Ela adianta o que 2022 reserva para o Grupo: “estão previstas oficinas realizadas de professor para professor, tanto presencialmente quanto remotamente. Outro trabalho importante do Grupo é potencializar as práticas docentes para a segunda edição do livro Constelações, este que é construído sempre de forma colaborativa entre os docentes do UNIDEP. Também estão previstas participações em eventos nacionais e internacionais”, destaca.

Primeiro ano do Gedai

Já a coordenadora-adjunta do Naped, professora Ma. Kelly Cristina Zavadski, aponta que o primeiro ano do Gedai compreendeu uma jornada de estudos que perpassou por diversos temas de aprendizagem e desenvolvimento humano. “Também falamos bastante sobre a construção da personalidade do professor no Ensino Superior, buscando cuidar um pouco das questões pessoais que envolvem o ser docente. Entendemos que o Grupo avançou em aspectos referentes ao despertar de afinidades que produzirão, muito em breve, material bibliográfico que ajudará a nortear ainda mais a prática docente”, conta.

Kelly explica que o Gedai objetiva aprofundar o entendimento sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem no Ensino Superior, bem como fortalecer a identidade docente no UNIDEP. “Temos como público-alvo todos os docentes interessados nas temáticas propostas no Grupo, que possui caráter rotativo, ou seja, buscamos iniciar e findar o tema no mesmo encontro. Assim, os professores têm a liberdade de participar quando e quanto puderem”, salienta.

Para este ano, o Gedai busca consolidar-se enquanto referência de fortalecimento da identidade do professor no UNIDEP. “Estamos produzindo material bibliográfico e pretendemos ampliar as ações do Grupo para potencializar sua visibilidade de forma criativa e lúdica. Participar do Gedai em 2022 será uma aventura”, completa.

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Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

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