Láureas de Agradecimento foram entregues a pessoas e instituições que contribuíram para a implantação e consolidação do curso de Medicina em Pato Branco
2/8/2023
Compartilhe
O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) e o Grupo Afya promoveram, na última sexta-feira (28/07), uma programação alusiva à formatura da primeira turma de médicos do UNIDEP, que homenageou personalidades e instituições que contribuíram com a história do curso. Além de aula magna com a médica pediatra Ana Escobar, comunicadora em saúde, a solenidade relembrou a trajetória da Instituição desde o início, como Faculdade de Pato Branco (Fadep).
Na ocasião, o UNIDEP entregou onze Láureas de Agradecimento, homenageando pessoas e instituições que trabalharam para concretizar o sonho do curso de Medicina em Pato Branco e no UNIDEP. “Nos orgulhamos da história que nos guiou até aqui. Nos orgulhamos ainda mais por termos uma trajetória sustentada pela soma dos esforços de muitos líderes e profissionais, que ao unir seus propósitos e vocações, convergiram para o fortalecimento da Educação e da Saúde em nossa região. Honramos o passado que nos oportuniza, hoje, transformar o presente e sonhar com o futuro”, destacou a reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol.
Receberam as Láureas de Agradecimento: Governo do Estado do Paraná, representado pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; Robson Cantu, prefeito de Pato Branco, laureado em nome do Município; Município de Coronel Vivida, que integra o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), representado pelo prefeito Anderson Manique Barreto; Augustinho Zucchi, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que foi prefeito de Pato Branco de 2013 a 2020; Hospital Filantrópico Policlínica e Instituto de Saúde São Lucas, ambos de Pato Branco, representados, respectivamente, pela presidente do Conselho de Administração, Fabiola Carla Fressato Hecke, e pelo diretor superintendente Sergio Luiz Wolker.
Também foram reconhecidos e homenageados: João Carlos Ribeiro Pedroso que, juntamente com Clóvis Santo Padoan e Luiz Carlos Borges da Silveira, fundou a então Faculdade de Pato Branco (Fadep) e foi presidente da mantenedora da instituição até 2018; Eliseu Miguel Bertelli, que foi diretor geral da Fadep por 18 anos e trabalhou pela implantação do curso de Medicina; Dr. Nicolau Carvalho Esteves, médico e fundador da Afya, representado por um dos vice-presidentes do Grupo, Anibal José Grifo de Sousa; Kelen Beatris Lessa Mânica, que conduzir o UNIDEP, enquanto reitora, no processo de transição para o Grupo Afya; e Ornella Bertuol, que há 21 anos contribui diariamente com a construção da história do UNIDEP, e está entre aqueles que viveram toda a história de implantação do curso de Medicina.
As Láureas de Agradecimento foram criadas pelo UNIDEP como forma de homenagear àqueles que contribuem com a história da Instituição. Quem deu vida ao documento simbólico foi o desenhista paranaense José Borsalli, especialista em títulos honorários, e que produziu as láureas a partir da técnica de micropintura, lembrando um pergaminho, cujos detalhes foram desenhados à mão pelo artista.
Medicina no UNIDEP
A formatura da primeira turma de Medicina (T1), com 46 concluintes, no município, é, também, a primeira a concluir a graduação pelo Programa Mais Médicos (PMM) no país. Desde setembro de 2017, o curso de Medicina está sendo ofertado em Pato Branco, tendo o UNIDEP obtido a autorização para oferta. Com o primeiro projeto pedagógico criado em 2006, a trajetória do Curso acompanha a história da IES, que possui 23 anos de atuação, sendo referência na oferta de cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, especialmente nos campos da saúde.
Maior hub de educação e soluções digitais em saúde do país
A Afya é líder no ensino de Medicina no Brasil e conta com mais de 3 mil vagas de Medicina autorizadas pelo Ministério da Educação. Dessas, 800 vagas anuais somente do Programa Mais Médicos. Isso significa cerca de 21 mil alunos matriculados em Medicina. Ao todo, o Grupo Afya soma 32 Instituições de Ensino Superior presentes em 14 Estados brasileiros, ofertando o curso de Medicina em 30 delas. Além disso, a Afya disponibiliza à sociedade outros 40 cursos de graduação, em diversas áreas do conhecimento. Atualmente, mais de 67 mil acadêmicos confiam a sua formação às unidades de graduação do Grupo.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski e Marcel Almeida
Contato: agencia@unidep.edu.br