Notícias
Guardiões do Clima

Histórias que inspiram: Glaer, há 34 anos acreditando na Educação

Compartilhe

"Minha história começa no dia 04 de dezembro de 1969, quando minha mãe teve um parto normal em casa. Ali, nasceu uma bebê com 5,400 kg, numa família humilde. Sempre estudei em escola pública e, ao terminar o ensino fundamental, que na época chamávamos de “ginásio”, já havia a perspectiva de cursar o magistério para me tornar professora.

Meu pai é natural do Rio Grande do Sul e minha mãe de São Paulo. Se estabeleceram em Pato Branco no final da década de 1950. Entre as décadas de 1970 e 1980, meu pai, o seu Nercy, foi técnico de futebol, atuou em times históricos da nossa cidade, no Palmeiras e no Internacional. Minha mãe, Aparecida, trabalhava como auxiliar de serviços gerais. Eu sou a quarta filha, de cinco irmãos.

Atuo como professora desde os 17 anos, meu primeiro emprego já foi na docência. São 34 anos de carreira; destes, 32 foram dedicados à Rede Municipal de Ensino e 18 anos ao UNIDEP. Nesse período, cursei a graduação de Pedagogia, especialização em Psicopedagogia e Mestrado em Educação. Tenho uma gratidão enorme ao UNIDEP, pois, para fazer o Mestrado a Instituição me ajudou financeiramente. 

Na Rede Municipal de Educação, atuei desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Também tive cargos de gestão, fui Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, nas gestões dos prefeitos Alceni Guerra, Clóvis Padoan e Augustinho Zucchi. Também fui diretora de três escolas rurais.

Sempre me identifiquei muito com o primeiro ano e com a alfabetização, que é quando ensinamos as crianças a ler e escrever. Me especializei nessa área, pois esse é um processo maravilhoso: estar no dia a dia da criança, fazendo todas as intervenções pedagógicas possíveis, até vermos que somos parte importante da sua vida.

Quando a criança aprende a ler e escrever, e a palavra diante dela ganha forma e significado, a Educação passa a transformar a vida desse aluno. É uma experiência maravilhosa, especialmente quando reencontramos alunos que, hoje, são profissionais e possuem carreiras consolidadas. Uma das minhas maiores alegrias, aliás, foi poder orientar o TCC de uma aluna alfabetizada por mim.

Depois de 18 anos no curso de Pedagogia do UNIDEP, passei a atuar no curso de Medicina, como Psicopedagoga dos alunos que estão no Internato. É um outro momento da minha carreira, pois estou em uma função que também tem um propósito bem significativo para o desenvolvimento dos alunos enquanto futuros médicos. 

Eu amo viver, amo o que eu faço, amo a minha profissão e nunca me vi fazendo outra coisa. Tenho meu gato, o Sossego, amo meu filho, João Guilherme, hoje com 31 anos. Nessa minha trajetória como pessoa e profissional, não tem como não amar o UNIDEP, pois minhas melhores e verdadeiras amizades eu fiz nessa Instituição: colegas de trabalhos e alunos. Sou muito feliz pela história que escrevi aqui".

Glaer Gianne Gewehr, 52 anos, é psicopedagoga do UNIDEP e possui uma trajetória de 18 anos na IES, em que também atuou como professora do curso de Pedagogia.

------------

* “Histórias que Inspiram” é um projeto da campanha institucional Ame o UNIDEP, criada pelo Comitê de Guardiões do Clima. A iniciativa busca compartilhar histórias de colaboradores, professores e egressos do UNIDEP.

------------

Texto e entrevista: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo