15/10/2021
Compartilhe
Eu me formei em 2009, no curso de Pedagogia do UNIDEP. Comecei a trabalhar com a educação ainda na faculdade, nunca atuei em outra área. Nessa época eu vivi diferentes realidades de ensino, foi quando eu descobri muito do que eu queria ser na minha profissão. Pude participar da vida de crianças carentes e conhecer, na prática, muito do que falamos aqui no UNIDEP, sobre o papel do professor transformador, da afetividade e do encantamento. Eu acredito muito nisso.
Atuei por quase 12 anos na gestão escolar de colégios de Pato Branco, até ser convidada para assumir o Naped do UNIDEP, em outubro de 2020. Este foi um ano muito intenso e de muita realização pessoal e profissional. Vivi bonitas experiências: projetos de captação, de formação continuada, estudei muito e até ganhei prêmio representando a Instituição. Mas, minha história com o UNIDEP é anterior, foi aqui que me descobri pedagoga e encontrei a vocação para a minha vida.
Aprendi com meus professores que, para ser uma boa profissional da educação, eu deveria ser forte, sem deixar de lado o carinho e o sorriso. Na minha formatura, quando fui juramentista, minha professora orientadora do TCC me presenteou com o livro “Pedagogia do oprimido”, de Paulo Freire. A base que tive no UNIDEP me constituiu enquanto pedagoga. Aqui, construí muitas coisas, enquanto aluna, egressa e colaboradora.
Sou filha de professora, cresci com minha mãe corrigindo provas e preenchendo diários de classe. Não consigo me imaginar longe da educação. Essa influência, vinda de casa, foi muito forte. Sabemos que, infelizmente, muitas pessoas ainda desacreditam a educação, a ciência e a pesquisa. Nós, educadores, devemos mostrar o quanto a educação pode encantar e impulsionar vidas. Afinal, vivemos, de verdade, quando aprendemos algo, quando temos brilho no olhar. Isso é educar com afeto.
Eu amo muito o UNIDEP, aqui é minha casa. Sempre fui muito bem recebida aqui e, tenho certeza, levo todos comigo, pois aqui eu fiz grandes amigos. Hoje, para encerrar essa jornada, inauguramos a Sala InspirAÇÃO, que para mim é muito especial, porque representa diferentes formas de ensinar e de fazer a diferença no mundo. Um espaço que traduz a essência do que somos no Centro Universitário de Pato Branco.
Elisa Denardi Tessaro, 33 anos. Hoje, 15 de outubro de 2021, foi o seu último dia na coordenação do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED).
------------
* “Histórias que Inspiram” é um projeto da campanha institucional Ame o UNIDEP, criado pelo Comitê de Guardiões do Clima 2021. A iniciativa busca compartilhar histórias de colaboradores e professores do UNIDEP.
------------
Texto e entrevista: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br