2/7/2021
Compartilhe
“Vim de uma família humilde. Meus pais diziam para mim e meu irmão: estudem, estudem e estudem. Em 1997, concluí minha primeira graduação em Processamento de Dados, no antigo Cefet. Depois, em 1999, cursei Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Palmas e, em seguida, busquei cursos de pós-graduação em tecnologia. Em 2002, tive a oportunidade de ingressar no mestrado, pela UFSC.
Foi uma época bastante exaustiva, dependia de ônibus para ir à Florianópolis e ainda conciliava os estudos com o trabalho, mas foi muito prazeroso, pois eu sabia que através da educação poderia evoluir e contribuir com a sociedade. Comecei como professor do UNIDEP em 2000, então quando concluí o mestrado eu já estava aqui. Ao longo desses quase 21 anos, vi a instituição crescer muito, pois na época tínhamos somente o bloco A, a biblioteca e o anfiteatro.
Aqui, além da graduação, também lecionei na pós-graduação. Tive muito apoio e formações aqui dentro para aprimorar minha atuação como professor. Fazer parte do corpo docente do UNIDEP é muito gratificante, a docência nos permite evoluir enquanto pessoa, profissional e, acima de tudo, colaborar para transformar vidas, bem como a sociedade. Levo isso, também, aos ensinamentos que transmito aos meus filhos.
Além da docência, há 27 anos atuo em uma empresa de tecnologia da informação aqui da nossa cidade, com projeção nacional e internacional. Lá, por 24 anos trabalhei com programação e desenvolvimento de softwares, hoje estou em uma função de gestão. O UNIDEP acompanhou e fez parte, sim, de todas essas minhas conquistas. Quando olho para trás, vejo em minha caminhada os exemplos que recebi dos meus pais, sempre balizados em valores e princípios: ética, honestidade, respeito, humildade e sinceridade.
Ao longo da minha caminhada, tive a oportunidade de ser homenageado pelos alunos nas colações, como nesta sexta-feira, quando serei paraninfo novamente. É sempre uma honra, uma grande emoção. Neste discurso, falarei para eles que estamos vivendo um período de muitas mudanças, mas precisamos enxergar as oportunidades que Deus nos dá, diariamente, pois todos os dias podemos escrever uma nova página em nosso livro da vida”.
Marcelo Marini, 44 anos, é professor dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Software do UNIDEP. Ele é o professor mais antigo do UNIDEP, completando 21 anos de casa em 08 de agosto.
------------
* “Histórias que Inspiram” é um projeto da campanha institucional Ame o UNIDEP, criada pelo Comitê de Guardiões do Clima 2021. A iniciativa busca compartilhar histórias de superação de colaboradores e professores do UNIDEP.
Texto e entrevista: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]