Lelio Souza Jr., VP de Soluções para Práticas Médicas da Afya, foi uma das principais atrações no segundo dia da Inventum 2024, o maior evento multissetorial de inovação do Paraná
7/6/2024
Compartilhe
A 5ª edição da Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação recebeu a palestra “A Tecnologia na Jornada Médica”, ministrada pelo vice-presidente de Soluções para Práticas Médicas da Afya, Lelio Souza Jr. O momento aconteceu nesta quinta-feira, dia 06, atraindo um grande público formado por profissionais médicos, acadêmicos e lideranças locais, que prestigiaram o segundo dia da Inventum, o maior evento multissetorial de inovação do Paraná.
Lelio apresentou as principais tecnologias que integram o hub Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil e que atualmente impacta cerca de 334 mil médicos e estudantes. “A Afya é um exemplo do empreendedorismo brasileiro, pois é resultado de uma trajetória que possui mais de 25 anos. Hoje, contamos com 32 unidades educacionais que somam-se ao ecossistema do hub Afya. Como resultado, também promovemos um impacto expressivo na sociedade, pois, desde 2019, ofertamos mais de 2 milhões de atendimentos de saúde, gratuitos à população, por meio da inserção de nossos alunos e professores na rede de saúde pública”, ressaltou.
A aceleração do acesso a novas tecnologias nos últimos anos, foi um dos temas abordados por Lelio. “A cada 26 segundos é gerado um novo artigo médico, ou seja, a produção de conhecimento está cada vez mais constante. Isso, somado ao fato de que o celular tornou-se a principal interface de interação do ser humano, demonstra a necessidade da atualização e domínio de inteligências tecnológicas que contribuam com o dia a dia da atuação médica”, disse.
Para Lelio, o desenvolvimento de tecnologias e soluções voltadas à jornada médica, especialmente aquelas que explorem o potencial cognitivo da inteligência artificial, pode contribuir para reduzir o que, para ele, hoje, são as principais demandas da área da saúde: envelhecimento da população; falta de profissionais em saúde; ineficiência e sustentabilidade financeira nos sistemas de saúde; e desigualdades no acesso à saúde.
“É preciso promover saúde e prevenir doença, utilizando a tecnologia médica para identificar doenças com celeridade. Além disso, também é possível, por meio de serviços e soluções, monitorar e sensibilizar pacientes, para que possam aderir ou realizar seus tratamentos da forma correta. Além de contribuir na longevidade e qualidade de vida da população, essa condição também reflete na sustentabilidade financeira do sistema de saúde”, ressaltou.
Nesse sentido, Lelio destacou a ascensão da inteligência artificial generativa no campo da saúde, apresentando diferentes exemplos de soluções tecnológicas da área médica que utilizam IA e que, atualmente, são usadas para monitoramentos, análises de imagem, automações operacionais, triagens de pacientes, consultas assistidas, entre outros.
“A IA não substituirá os médicos, mas profissionais que não a dominem podem ser substituídos por aqueles que saibam inseri-la no seu dia a dia com eficiência, otimizando suas funções, por meio dessas ferramentas, com transparência e confiança”, completou.
Lelio Souza Jr. é especialista em negócios e pensamento estratégico pela Universidade da Pensilvânia e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Atuou na TOTVS, Accenture, Intelie e na Escola Pedra da Gávea.
UNIDEP Experience
Durante a programação da Inventum, o “UNIDEP Experience” oportunizará experiências de simulações cirúrgicas e realidade virtual. Além disso, os cursos de graduação da Instituição prepararam diversas atividades, demonstrando o dia a dia da jornada acadêmica vivenciada no UNIDEP, nas mais diferentes áreas do conhecimento.
Inventum 2024
A cada edição, a Inventum atrai visitantes de diversas regiões do Sul do Brasil, evidenciando o potencial de Pato Branco no cenário estadual e nacional ao fomentar a divulgação científica e tecnológica. Promovida pela Prefeitura de Pato Branco, a Inventum 2024 conta com a organização da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), o qual o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) integra.
------------
Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br