Alunos, egressos, docentes, técnicos-administrativos e comunidade externa podem participar. Inscrições estão abertas e seguem até 01 de maio
7/4/2022
Compartilhe
A Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) publicou o edital de seleção de projetos de negócios inovadores para o Ciclo de Mentorias 2022 do “Programa iDaí?”. Podem participar alunos, egressos, docentes, técnicos-administrativos e comunidade externa. As inscrições estão abertas até 01 de maio, e o edital com mais informações está disponível aqui.
O coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do UNIDEP, Douglas Batista, explica que o iDaí? busca estimular o desenvolvimento de ideias inovadoras propostas pela comunidade acadêmica. “Há diversas iniciativas de geração de ideias em nossa Instituição. Podemos citar os TCCs, Projetos Integradores, Hackathons, Ideathons, entre outras ações que fomentam esse movimento. Com isso, observou-se que muitas delas têm potencial para chegar ao mercado, porém, seus autores, na maioria das vezes, não dão continuidade aos projetos. O iDaí? vem justamente para possibilitar que projetos recebam as ferramentas, mentorias e conexões necessárias para avançar”, ressalta.
O edital lançado recentemente busca a captação de ideias inovadoras e, a partir dele, haverá a seleção de seis projetos, que serão acompanhados durante um semestre. “As propostas receberão mentorias internas e externas, além da possibilidade de se conectarem à rede Afya de Inovação e ao programa Afya Ventures, com indicações e auxílio para participação em editais. As ideias submetidas devem estar em fase inicial ou de prototipação, e também terem base tecnológica”, pontua.
O Núcleo de Inovação e Empreendedorismo tem como principal papel fomentar a inovação e o empreendedorismo no UNIDEP. “A Instituição sempre trabalhou o viés de inovação e empreendedorismo, que está presente na missão e nos valores da IES, pois acreditamos no potencial de nossos alunos e egressos. Por isso, nada melhor do que oportunizar e fomentar ferramentas, bem como metodologias, para que essas ideias ganhem vida, gerando empregos, renda e impactos positivos na sociedade”, ressaltou.
O movimento proposto pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo busca potencializar temáticas, incentivar a criação e desenvolvimento de negócios inovadores, conectar a Instituição a iniciativas, eventos, editais e chamadas que estimulem o desenvolvimento inovador e empreendedor, integrando a Instituição à rede de Inovação Afya e ao programa Afya Ventures. Douglas Batista, que assumiu a coordenação do Setor recentemente, é graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atuante no ecossistema de inovação desde 2015, fundou a startup Minha Leitura. Já atuou como Agente Local de Inovação do Sebrae/PR, na Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pato Branco e também é consultor de Tecnologia e Inovação.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]