Iniciativa do Núcleo de Carreiras é voltada a acadêmicos do UNIDEP e visa desenvolver diferentes competências e habilidades profissionais
12/4/2022
Compartilhe
Nesta terça-feira (12/04), o Núcleo de Carreiras do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), setor vinculado à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), iniciou a primeira turma do Programa “Eu: protagonista do meu futuro”, voltado a acadêmicos do UNIDEP e que busca desenvolver diferentes competências e habilidades profissionais, a partir de três eixos centrais: storytelling, mentorias e construção de plano de carreira. Participam desta primeira edição 45 estudantes, dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia.
O cronograma de formação da primeira turma será de abril a novembro de 2022, totalizando 20 horas de Programa. A coordenadora do Núcleo de Carreiras, professora Ma. Wanda Luquine Elias, conta que a iniciativa busca estimular os acadêmicos dos cursos de graduação do UNIDEP à desenvolverem a postura de protagonismo frente ao desenvolvimento para a carreira, planejamento e condução do futuro profissional.
“O protagonismo do profissional na carreira é um fator determinante para o seu sucesso e para a sua autorrealização. O despertar para esse tema e o seu desenvolvimento começam já no início da trajetória acadêmica, a partir da orientação e do direcionamento da IES para o autoconhecimento e o planejamento profissional. Orientar o planejamento e o desenvolvimento de carreira, além de contribuir para experiências extraordinárias de aprendizagem, materializam os valores institucionais, em especial Foco no Aluno, Gente é tudo pra Gente e Espírito Empreendedor”, ressalta Wanda.
Os encontros do Programa “Eu: protagonista do meu futuro” são mensais. O eixo storytelling aborda propósito pessoal e profissional, autoconhecimento e protagonismo na carreira, desenvolvimento e ascensão profissional, marketing pessoal e internacionalização da carreira. Já no eixo mentorias, os participantes terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre a inserção profissional no mundo do trabalho e dialogar com especialistas. No eixo desenvolvimento de plano de carreira, os acadêmicos criarão seu plano de carreira, ou seja, o caminho que pretendem percorrer para alcançar a sonhada inserção profissional.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]