5/5/2021
Compartilhe
Na noite desta quarta-feira (05/05), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu mais um encontro do Inova UNIDEP, projeto desenvolvido pelo Setor de Inovação Tecnológica, vinculado à Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (COPPEXI). Desta vez, a programação foi voltada aos docentes e, para isso, contou com a participação de Jannayna Tavares, que diretamente de Teresina, Piauí, falou sobre a relação entre carreira docente e inovação.
Jannayna é fundadora do Laboratório de Educação do Futuro e, em seus trabalhos, aborda também o design thinker e o design de carreiras. No decorrer de sua fala, ela ressaltou que é possível, sim, promover a inovação nas mais variadas áreas de atuação docente, em que a partir disso o professor pode contribuir para transformar a realidade social por meio de soluções criadas juntamente com os alunos.
“Quem nunca ouviu dizer que a criatividade era o segredo do sucesso profissional? Porém, a palavra de ordem mudou: o futuro promissor pertence àqueles que conseguem inovar – e a inovação pode ser simples, muitas vezes basta enxergá-la em algo que pode gerar impactos positivos na vida das pessoas”, disse.
Para ela, o docente faz parte de uma rede que pode ajudar o aluno a fazer mudanças dentro da sua carreira. “A trajetória do fazer docente proporciona a construção do sentimento de pertencimento nos alunos envolvidos, mostrando que somos parte de uma rede e que todos podem contribuir com alguma forma de mudança, bem como atender necessidades do mercado e vislumbrar demandas sociais futuras”, ressaltou.
A Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, enalteceu a importância do intercâmbio de experiências entre docentes e profissionais de diferentes regiões do país. Nesse sentido, para ela, a prática docente deve perpassar pelo ecossistema de inovação existente no Sudoeste do Paraná, em diálogo com outras realidades brasileiras. “Enquanto Centro Universitário de um grande grupo educacional, a postura inovadora deve fazer parte, cada vez mais, do nosso DNA, seja no ensino, na pesquisa e na extensão. Para isso, contamos com nossos professores na mentoria dos nossos alunos”, disse.
O protagonismo docente também foi evidenciado por Ornella. “Ser professor é inovar e, nesse sentido, o ano de 2020 nos mostrou o quanto somos inovadores, nas mais diversas esferas da nossa vida. Somos privilegiados por estarmos em uma região onde a inovação é tão presente. Por isso, as ideias de nossos alunos e docentes não podem encerrar no âmbito acadêmico, precisam ir além, sendo executadas e inseridas na sociedade”, completou.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br