19/6/2020
Compartilhe
No último sábado (11/06), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) deu início ao Inova UNIDEP, uma programação repleta de conhecimento e inspiração composta por oficinas ofertadas via zoom, reunindo professores do UNIDEP e profissionais que ajudarão os participantes a tirarem suas ideias do papel e desenvolverem seus projetos. A iniciativa é do Setor de Inovação Tecnológica, vinculado à Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX).
Nesse primeiro encontro, os professores Me. Ronaldo Bieber, coordenador do curso de Administração, e Ma. Kelly Cristina Zavadski, coordenadora do curso de Psicologia, falaram sobre o tema “comportamento empreendedor”. A dupla mostrou que nunca é tarde para se aprimorar e desenvolver a capacidade de aprender comportamentos que resultem em ações empreendedoras, postura que deve ser contínua, tanto na formação acadêmica, quanto para os profissionais já formados.
A professora Kelly explica que a Psicologia e o Empreendedorismo são áreas de conhecimento complementares. “Para o profissional de Psicologia, se faz imperativa a capacidade de dialogar com outras áreas do conhecimento. A interdisciplinaridade é imprescindível para o entendimento da complexidade da atuação humana em qualquer contexto. Ao nos propormos compreender e analisar o comportamento empreendedor, nos cercamos de inúmeros conceitos da Psicologia, mas também temos que nos alicerçar em inúmeros outros conceitos que fazem parte da alçada de outras ciências. Nesse sentido, poder dialogar com parceiros que também ajudam a construir tanto os conceitos quanto as pesquisas dentro da área de Empreendedorismo, só faz acrescer o conhecimento e as perspectivas de ação para implementação de iniciativas empreendedoras”, destaca.
Para o professor Ronaldo, refletir sobre o comportamento humano é uma postura essencial para quem quer empreender e ter sucesso profissional. “Tanto para Administração, quanto para qualquer curso ou área do conhecimento, empreender é uma necessidade. Dessa forma, precisamos entender quais são as nossas deficiências e ajustá-las, de preferência ainda no ambiente acadêmico, momento em que estamos cercados de opções e do apoio docente. Por isso, a possibilidade que temos de olhar para nós mesmos, enquanto indivíduos em construção, é o que motiva o professor a dar sempre um pouco mais no seu dia a dia, o que também acontecerá com nosso aluno quando ele estiver atuando no mercado de trabalho, vivendo a rotina das empresas e das organizações”, enfatiza.
A professora do UNIDEP, Ma. Keli Starck, que integra a equipe do Setor de Inovação Tecnológica, ressalta que o Inova UNIDEP foi pensado para auxiliar nos primeiros passos do empreendedorismo e transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso, a partir de uma trilha de conhecimento, contemplando ferramentas, estratégias e técnicas apresentadas no formato de oficinas e workshops.
“O evento de abertura, voltado ao comportamento empreendedor, foi escolhido por contribuir com o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora, fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Estamos em definição quanto a data do próximo evento, mas as temáticas já estão alinhadas e transitam por várias áreas do conhecimento, constituindo, assim, em uma formação completa, voltada ao empreendedorismo e à inovação”, ressalta Keli.
O professor Ricardo Bertoncello, coordenador do curso de Engenharia Elétrica e integrante do Setor de Inovação Tecnológica, ressalta que o principal objetivo do Inova UNIDEP é dar embasamento técnico e comportamental para alunos e público externo que desejarem empreender. “Percebemos que os alunos desenvolvem excelentes trabalhos acadêmicos, mas têm dificuldades em fazer com que esses trabalhos se transformem em uma oportunidade de negócio. Precisamos preparar nossos alunos com os conhecimentos necessários para que eles possam fazer essa transposição da academia para o mercado”, completa.
As próximas oficinas e workshops do Inova UNIDEP, contemplarão os seguintes temas: o método científico e sua aplicação no empreendedorismo; como ter uma ideia viável: macrotendências e oportunidades; como construir meu time: ideias e formação de times; como transformar minha ideia em produto: identificação de problemas e soluções; validação de mercado; prototipação; canais e venda; modelos financeiros; noções contábeis para empreendedores; comunicação e marketing digital; preparando-se para vender; direito básico para founders: relações de sociedade, aspectos fiscais, jurídicos e contábeis; propriedade intelectual, marcas e patentes; como levantar capital: captação de recursos e investimentos; e como escalar meu negócio. Para mais informações, basta entrar em contato pelo e-mail keli.starck@unidep.edu.br.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 7° período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br