UNIDEP oferta 14 bolsas para projetos de pesquisa e iniciação científica em diversas áreas, com inscrições até 24 de fevereiro
31/1/2025
Compartilhe
Estão abertas as inscrições para o sexto edital de seleção de projetos de iniciação científica e pesquisa científica do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). A iniciativa, promovida pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), oferece um total de 14 bolsas para alunos e docentes, além da possibilidade de participação voluntária. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de fevereiro, e o edital completo (006/2024) está disponível aqui.
O edital contempla cinco categorias de participação: Programa de Bolsas para Pesquisa Científica (ProBPC), destinado a docentes; Programa de Voluntariado em Pesquisa Científica (ProVPC), também para professores; Programa de Bolsas para Iniciação Científica (ProBIC), para acadêmicos; Programa de Voluntariado em Iniciação Científica (ProVIC), direcionado a estudantes; e Programa de Voluntariado em Pesquisa, voltado a egressos do UNIDEP (ProVolPE).
As bolsas estão distribuídas entre as áreas de conhecimento que abrangem os cursos de graduação do UNIDEP. São sete bolsas para professores e sete para estudantes, destinadas aos cursos Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda. Alunos contemplados pelo ProBIC receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 450,00.
Entre os critérios de avaliação estão: o projeto de pesquisa apresentado, os Currículos Lattes do professor pesquisador e do aluno proponente da bolsa, além da média do histórico escolar do acadêmico. O edital também permite parcerias com instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, empresas e indústrias para a realização dos projetos.
De acordo com a professora Ma. Graciela Caroline Gregolin, coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica, o edital reafirma o compromisso do UNIDEP com a formação acadêmica e científica de alunos e docentes, consolidando a pesquisa como parte essencial da cultura institucional. “As iniciativas em pesquisa e iniciação científica oferecem uma experiência prática e enriquecedora, que expande o aprendizado para além da sala de aula e fortalece o engajamento acadêmico com a produção de conhecimento relevante para a sociedade,” explica a professora Graciela.
------------
Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Profa. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]