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Inteligência artificial é tema de formação docente

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Na noite desta segunda-feira (29/01), aconteceu a abertura oficial da Semana de Desenvolvimento Docente 2024/1. Na ocasião, o professor Dr. Rogério Justino, docente do Instituto Federal Goiano, Campus Cristalina, Goiás, ministrou a palestra “Diálogos Digitais: a sinfonia da inteligência artificial na orquestra educacional”. Em seguida, aconteceu o painel “Olhares sobre a inteligência artificial na Educação Superior”, evolvendo os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Medicina e Publicidade e Propaganda.

Com o tema “Horizontes Digitais: inteligência artificial e tecnologias educacionais no Ensino Superior”, a programação iniciou na última segunda-feira (24/01), e continua até quinta-feira (01/02). A promoção é da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), com apoio da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII), Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e Coordenações de Cursos.

A pró-reitora de Graduação, professora Ma. Carla Maria Ruedell, destacou que a temática da Semana de Desenvolvimento Docente, que versa sobre horizontes educacionais, denota a importância do aprendizado e do aperfeiçoamento docente. “As experiências de aprendizagem oportunizadas aos nossos alunos devem priorizar práticas inclusivas, participativas e humanizadas, pois esse é o movimento transformador da educação. Assim, por mais que a tecnologia e a inteligência artificial apontem possibilidades para a educação, precisamos evidenciar que as tecnicidades são constituídas por seres humanos. Por isso, não podemos deixar de primar pela construção do conhecimento e da aprendizagem ativa que estimulem a criatividade”, salientou.

A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, enalteceu que uma Instituição de Ensino Superior prima pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. “Para tanto, precisamos provocar essas experiências, estimulando nossos alunos para que participem dos editais e oportunidades de iniciação científica, bem como de internacionalização e inovação, indo além das práticas de extensão que vivenciamos no nosso dia a dia. Acreditem no potencial dos nossos alunos, temos certeza do quão longe eles podem chegar com o apoio e orientação dos nossos docentes”, reforçou.

Rogério Justino é professor de História e Diretor de Ensino no IF Goiano - Campus Cristalina, possuindo Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Em sua fala, citou diversas possibilidades para utilização da inteligência artificial a fim de otimizar a prática docente, seja no planejamento, organização de conteúdos, criação de atividades, correção de avaliações, entre outras.

Justino apontou que a sala de aula resulta de um movimento contínuo. Por isso, ao reconhecer que as interferências externas da sociedade também influenciam o processo de formação, é possível estabelecer práticas de aprendizagem significativas aos estudantes. “O professor precisa identificar qual é a metodologia utilizada por ele para conduzir a sua turma. A tecnologia não determina a nossa forma de lecionar, pois é a nossa identidade docente que conduz a forma como iremos usufruir das inteligências artificiais disponíveis”, salientou.

Para Justino, na contramão da aula tradicional, uma aula diferenciada deve estimular a criatividade e a curiosidade do estudante, visando criar experiência ímpares. “A inteligência artificial nos dá a oportunidade de criar experiências de aprendizagem mais interessantes. Além disso, podemos e devemos associar as atividades mão na massa, para que também tenhamos diferentes metodologias em diálogo com as tecnologias, dando ênfase ao processo de ensino-aprendizagem e priorizando a resolutividade de problemas reais da sociedade”, completou.

O painel “Olhares sobre a inteligência artificial na Educação Superior” contou com a participação da coordenadora do curso de Direito, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero; da coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica e docente do curso de Medicina, professora Ma. Graciela Caroline Gregolin; do professor do curso de Publicidade e Propaganda, Samuel Krutsch; e da acadêmica do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Stephany Aparecida Ribeiro Schaus.

Programação

A programação da Semana de Desenvolvimento Docente 2024/1 continua nesta terça-feira (30/01). A partir das 19h15, ocorrerá o Reconhecimento do Educador UNIDEP. Em seguida, será a vez da oficina prática com o tema “Docência Inovadora: explorando a inteligência artificial no preparo das aulas e elaboração de questões”.

Na quarta-feira (31/01), ocorrerá a EduTech, um ambiente de experimentação tecnológica com mostra dos cursos e visita guiada. Paralelamente, também acontecem momentos formativos específicos para o curso de Medicina e oficinas nacionais, promovidos pela Coordenação de Curso e Direção de Ensino do Grupo Afya.

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Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

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