Egressos residentes e alunos internos de Medicina estão atuando, lado a lado, atendendo a população em diferentes campos e especialidades
26/6/2024
Compartilhe
No curso de Medicina, chegar aos dois últimos anos da graduação significa viver as experiências do tão aguardado Internato. É um período intenso, de muita dedicação e imersão em ambientes hospitalares e unidades básicas de saúde, situadas em diferentes localidades. Para os acadêmicos do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), essa vivência tem oportunizado, ainda, que estudantes internos encontrem egressos do UNIDEP, agora residentes, desenvolvendo uma jornada de aprendizado, confiança e crescimento.
Hoje, egressos da T1 e da T2 do curso de Medicina do UNIDEP estão atuando como mentores, compartilhando suas experiências e conhecimentos, inspirando e orientando a nova geração de médicos. A egressa Alessandra Cristina de Souza Lorenço Lima, residente em Medicina de Família e Comunidade pela Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, está vivendo essa experiência na UBS do Bairro Industrial. “Voltar à UBS onde realizei meu estágio, traz um senso de gratidão e valorização ainda maior. Há pouco tempo eu estava aqui, como aluna, e, hoje, como médica residente, posso exercer a Medicina num ambiente didático e seguro para o meu aperfeiçoamento profissional e pessoal, contribuindo na formação dos colegas internos”, avalia.
O acadêmico do 9º período de Medicina, Ricardo Augusto Mendes, conta que, neste semestre, viveu as rotações de atenção primária à saúde, pediatria e ginecologia e obstetrícia, imergindo na realidade de hospitais e UBSs. “Esse momento está solidificando os conhecimentos que adquiri em outras fases do curso. Para isso, a proximidade com os residentes e preceptores tem fundamental importância, pois, no Internato, lapidamos tudo que foi construído durante a graduação e nos aproximamos, cada vez mais, dos médicos e médicas que queremos ser, atendendo a população com responsabilidade e compromisso”, salienta.
A egressa Alini Zandonai, residente em Pediatria do Hospital São Lucas, enaltece a oportunidade de compartilhar e construir conhecimentos com os acadêmicos que estão na reta final da graduação. “Viver a residência de pediatria está sendo incrível, é a realização do meu grande sonho. Além disso, saber que posso contribuir na formação dos internos me deixa ainda mais feliz, afinal, eles também estão em busca de seus sonhos. Quando eu estava no lugar deles, fui guiada e orientada e, hoje, tenho a honra de retribuir fazendo esse papel”, destaca.
A acadêmica do 9º período de Medicina, Ana Laura Madeira Forselini, nos últimos meses passou pelas rotações de ginecologia e obstetrícia, pediatria e clínica médica, e também enaltece a oportunidade de aprender com os médicos residentes e preceptores. “Minha experiência no Internato tem sido incrível, é gratificante poder aprender com os preceptores e residentes que sempre admirei. Com os residentes egressos do UNIDEP temos momentos de muito aprendizado, pois eles estão sempre dispostos a ensinar. Essas experiências têm contribuído muito na minha formação e, a cada dia, tenho ainda mais certeza da profissão que escolhi”, completa.
O Internato
Neste semestre, mais de 250 acadêmicos de Medicina do UNIDEP atuaram no Internato, inseridos nos hospitais Policlínica e São Lucas, em unidades da Rede Municipal de Saúde de Pato Branco, bem como nas cidades de Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Colombo, Curitiba, Curitibanos (SC), Maravilha (SC), São João, São José dos Pinhais, União da Vitória e Vitorino.
Durante o Internato, que ocorre nos dois últimos anos da graduação, os acadêmicos cursam estágios em Clínica Médica, Pediatria, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Coletiva e Saúde Mental. Um dos destaques da matriz é o enfoque na Atenção Primária à Saúde e na Urgência e Emergência. Os estudantes têm uma rotina envolvendo teoria e prática, a partir do acompanhamento de preceptores, supervisores, tutores e apoio psicopedagógico ofertado pelo UNIDEP.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]