Curso de Direito realizou três rodadas da programação, oportunizando vivências do sistema jurídico
21/6/2023
Compartilhe
O curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou uma rodada de júris simulados no dia 12 de junho, desenvolvida a partir da disciplina de Estágio Supervisionado III, ministrada pela professora Ma. Vithória Simões Manfron Barros Pires. Na ocasião, a programação recebeu mais de 300 estudantes do Ensino Médio, de colégios de Pato Branco e região, entre eles Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira, Colégio Estadual de Pato Branco, Colégio Estadual Arnaldo Busato (Coronel Vivida) e Colégio Estadual Castelo Branco (Itapejara D'Oeste).
A atividade foi desenvolvida pelo 9º período de Direito, que, a partir de casos reais, apropriaram-se de processos, prepararam-se para desempenhar as funções no Plenário do Júri – acusação, defesa, magistrado, escrivão, oficial de justiça, réu, vítimas e testemunhas – e também prepararam teses da defesa e acusação, depoimentos das vítimas e testemunhas, bem como a participação do Conselho de Sentença.
“Além de estudarem o caso e desenvolverem raciocínio jurídico para desempenhar as funções, os acadêmicos treinaram a oratória, o poder de argumentação, persuasão e a capacidade de resolver problemas. Acredito que a maior contribuição tenha sido a apropriação do caso e/ou do processo como sua responsabilidade, de modo a experienciar a exposição de boa parte do conhecimento acumulado na graduação em pleno Tribunal do Júri, repleto de acadêmicos e estudantes convidados”, destaca a professora Vithória.
Para a coordenadora do curso de Direito, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero, a prática do Júri Simulado propicia uma experiência acadêmica enriquecedora, mediante a aplicação concreta dos conhecimentos adquiridos, em que os acadêmicos aprimoram o embasamento teórico e compreendem as nuances do processo, por meio da vivência do sistema jurídico.
“Essa atividade estimula o desenvolvimento de habilidades fundamentais no campo do Direito, como a capacidade argumentativa, a oratória e o raciocínio jurídico. Durante o curso, a prática jurídica é estimulada de várias maneiras para proporcionar aos alunos uma experiência mais próxima da realidade do mundo jurídico. Simulações de Júri, audiências, sessões de julgamento, oferecem ao aluno a vivência de situações semelhantes às que irão se deparar na profissão”, destaca Angélica.
Na ocasião, os estudantes do Ensino Médio atuaram como jurados e conheceram o funcionamento do Tribunal do Júri, tendo contato com profissões jurídicas e vivências do ambiente acadêmico.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]