Notícias
Medicina

Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental recebe Medalha Dr. Osmar Ratzke

Compartilhe

A Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSI) do curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) conquistou a Medalha Dr. Osmar Ratzke, a mais alta honraria acadêmica concedida pela Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ), com o trabalho científico “Abdome agudo obstrutivo por tricobenzoar: um relato de caso”. A premiação ocorreu durante a XV Jornada Paranaense de Psiquiatria, realizada de 29 a 31 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), reunindo os principais profissionais e pesquisadores da área.

O trabalho premiado foi apresentado pelas acadêmicas Rebeca Aniela Sandri Pozza e Ana Luiza Colla Pastorello. A coautoria é dos alunos Ana Carolina Wagner, Ana Laura Madeira Forselini, Laura Santolin Morello, Maria Luiza Fratin Mattei, Melissa Carles, Erick Luan Machado Lenza, Leandro Lessa Mânica, Eduardo Lessa Mânica, Zennas Alice Soares de Castro e Ana Camila Gomes Cabeco.

Este é o segundo ano consecutivo que a Liga recebe a honraria. “Esse reconhecimento é uma prova do empenho dos nossos alunos e da importância da pesquisa científica em Psiquiatria. A Medalha Dr. Osmar Ratzke valoriza o esforço da nossa equipe e destaca o compromisso da LAPSI com a inovação e a qualidade acadêmica”, afirma a professora e coordenadora da Liga, médica psiquiatra Ana Camila Gomes Cabeco.

Além do trabalho premiado, a LAPSI participou da Jornada com outros estudos relevantes, entre eles: “Emergência Obstétrica em paciente não grávida: um caso de Síndrome de Munchausen”, de Rebeca Aniela Sandri Pozza, Ana Luiza Colla Pastorello e Ana Camila Gomes Cabeco; “Perfil de prescrição de medicamentos psicotrópicos a pacientes idosos”, de Endiamara Magda Segala Shigemori e Adrian Santos de Souza; “Mecanismo de ação e vantagens da escetamina intranasal: uma revisão de literatura”, de Sophia Balbinotti de Lourenço, Jéssica Stafin Ruthes e Marlon Cruz Braga; “Transtornos relacionados ao uso de tecnologia: impactos e soluções”, de Vivian Hordejuk Battirola e Ana Camila Cabeco.

A LAPSI

Atualmente, a LAPSI conta com 24 acadêmicos, promovendo aulas acadêmicas com especialistas, campanhas de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo e projetos de extensão voltados à saúde mental. “Para a Liga, participar de eventos como a Jornada Paranaense de Psiquiatria é essencial para o crescimento acadêmico e profissional dos alunos, uma vez que o envolvimento dos estudantes em atividades científicas amplia o conhecimento teórico e prático, além de incentivar a pesquisa e a inovação. Essa experiência é fundamental para formar profissionais preparados e engajados com as demandas da saúde mental”, acrescenta a professora Ana.

As Ligas no UNIDEP

Para a professora Carla Zanelatto, que coordena as Ligas do curso de Medicina do UNIDEP, ao unir ensino, pesquisa e extensão, os alunos e docentes “ligantes” desempenham um papel transformador na sociedade. “Estamos contribuindo para o desenvolvimento da iniciação científica e da prática extensionista. São iniciativas de educação em saúde que inserem os estudantes na comunidade, por meio de ações realizadas em diferentes cenários e espaços sociais”, cita.

O UNIDEP conta com 32 Ligas, inseridas nas mais diversas áreas e especialidades da Medicina. “As Ligas incentivam a solidariedade, promovendo arrecadação e distribuição de donativos para populações vulneráveis. Também temos várias iniciativas lideradas por esses grupos, como a Jornada Médica, em parceria com o Centro Acadêmico. Tudo isso reflete o compromisso do nosso curso com a formação cidadã e profissional dos futuros médicos”, completa a professora Carla.

------------

Matéria: Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Supervisão: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Fotos: Assessoria de Imprensa da Jornada Paranaense de Psiquiatria
Contato: [email protected]

Ver álbum completo