Na noite da última quarta-feira (24/11), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio do Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda, realizou a primeira edição da Mostra Audiovisual de Publicidade e Propaganda (MAP). O evento, que aconteceu no Auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), reuniu acadêmicos, egressos, corpo docente, reitoria, membros da banca avaliadora e estudantes de outras instituições, além do público geral que se fez presente para prestigiar a Mostra. No total, foram 36 trabalhos inscritos e o público conheceu os vencedores entre os 12 finalistas.
No início do evento, a abertura do cerimonial contou com a presença e fala da Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, que expressou a importância do evento: “essa Mostra é um marco para o Curso, porque a partir da história que vocês estão escrevendo, como organizadores e protagonistas, há um legado para as próximas turmas e uma responsabilidade enorme de superação”. O coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, professor Gelson Barbosa, que acompanhou todo o processo de criação da Mostra, ressaltou: "a Mostra Audiovisual veio para que a gente pudesse oportunizar à comunidade em geral conhecer o que a gente faz na faculdade”.
O membro da banca avaliadora, professor Dr. Wellington Ricardo Fioruci, docente do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, declarou: “indiscutivelmente a gente vive um mundo influenciado pelas imagens, então esse evento organizado pelo UNIDEP dá a oportunidade para pessoas de apresentar seus trabalhos, sua visão e sua criatividade”. Já o jornalista e egresso do UNIDEP, Nelson da Luz Junior, do Jornal Diário do Sudoeste, e que também compôs a banca avaliadora, ressaltou: “ter um evento como este é um modo de desenvolver a arte do cinema, estimular as pessoas a criarem materiais audiovisuais e também trazer temas sociais que são relevantes para a comunidade em uma linguagem que localmente não é tão difundida”.
O evento premiou pelos critérios da banca avaliadora uma produção vencedora para cada uma das quatro categorias existentes, sendo elas: “A História e a Importância das Vacinas” da categoria livre para acadêmicos do UNIDEP, representado pela aluna do 4° período de Publicidade e Propaganda do UNIDEP, Thais Wagner, que relatou toda a sua experiência: “é muito diferente, porque a gente fez o vídeo para a faculdade, mas agora mostrar ele para pessoas de fora é realmente apresentar o nosso trabalho de uma maneira mais profissional, é uma experiência que a gente vai levar para nossa carreira no futuro”. Na categoria de curta-metragem, o vencedor foi a produção “Francisca”, representada por William da Silva Teles. O curta-metragem também foi vencedor da categoria "destaque", com a maior pontuação entre os jurados.
O audiovisual “VAMOÍ - Manifesto Cultura é pra todos" ganhou na categoria de vídeo publicitário. “A maioria desses projetos foram gravados durante a pandemia, então a gente ficou muito restringido a apresentar para a turma mesmo. Hoje, poder apresentar para todo o público é muito gratificante” afirmou João Felipe Florencio, integrante do grupo. Na categoria livre para público externo, o vencedor foi a produção “Atlas - Manifesto Fogo é nossa história", representado pela egressa Alana Cristina de Grandis Oliveira. Ao ser questionada sobre a importância de expor um trabalho acadêmico para outros públicos, ela apontou: “quando você produz um trabalho você não tem a sensação que ele vai ganhar asas e sair do ambiente acadêmico, ter esse tipo de evento dá certeza para aquela vontade que a gente tem de mudar o mundo de vez em quando”, disse.
A Mostra Audiovisual de Publicidade e Propaganda foi realizada como um projeto da turma do 4° período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP, os quais foram divididos em oito setores, sendo eles: planejamento, redação, criação, social media, no media, assessoria de imprensa, foto e vídeo, e comercial. Natália Constantino Dario, líder do setor de planejamento, expressou sua opinião sobre a proposta: “para mim é muito gratificante, porque a gente vai deixar um legado no curso para as próximas pessoas que vão estar aqui organizando no lugar da gente no ano que vem”. Leonardo Bohn Iber, também aluno do 4º período e integrante do setor de criação, relatou sua experiência com o projeto: “foi uma grande responsabilidade criar o que vai permanecer para a história, o que vai ficar marcado para esse evento e para todos os outros que virão”.
Jurados
A banca avaliadora foi composta por cinco membros que atuam em áreas ligadas à Comunicação Social, Cinema, Letras, Criatividade e Educação, sendo eles: a Pró-Reitora de Graduação do UNIDEP, professora Ma. Carla Maria Ruedell; o coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda, professor Gelson Barbosa; o professor Dr. Wellington Ricardo Fioruci, docente do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco; o jornalista e egresso do UNIDEP, Nelson da Luz Junior, do Jornal Diário do Sudoeste; e o publicitário e egresso do UNIDEP, Lucas Acco, videomaker e proprietário da Acco Filmes.
Realização
A Mostra Audiovisual de Publicidade e Propaganda (MAP) foi promovida pelo 4º período do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda do UNIDEP, por meio de um trabalho interdisciplinar conduzido pelas disciplinas de Relações Públicas, Projeto Integrador II, Cinema, Gestão de Carreiras e Produção Gráfica. A iniciativa contou com apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc).
Entre as empresas e entidades parceiras, estiveram: Aiqfome, Águas do Verê Termas, Diário do Sudoeste, Zensai Restaurante, Regis Chiodelli, Valhalla Store, Criativa, Dolce Vitta, Store, MP Cílios, Krokodilo Burguer, Dadi Moraes, Massafera Burguer, Aquele Doce, Mateus Santos Nutricionista, Brauhalle Cervejaria, Depilar, Studio Energia, Maestro Steak House, Tay Sushi House, Restaurante Engenho, Cervejaria Bierkust, Mr. Homer Donuts.
------------
Matéria: Wilian Alexandre, acadêmico do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda
Entrevistas: Guilherme Castanha, Jennifer Venzon e Wilian Alexandre, acadêmicos do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br