Os 13 colégios participantes destacaram pelo engajamento nas trilhas de aprendizagem, bem como na arrecadação de donativos
1/11/2023
Compartilhe
Na manhã desta quarta-feira (01/11), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) realizou a final da Maratona do Conhecimento 2023. O evento reuniu cerca de 600 estudantes e representantes de 13 escolas de Pato Branco e região, da rede pública e privada. Na ocasião, as equipes participantes disputaram quatro etapas, entre elas a arrecadação de donativos, totalizando 6,9 toneladas de alimentos, 7.144 fraldas geriátricas, 90 quilos de ração para animais de pequeno porte, além de 2.400 produtos de limpeza e itens de higiene pessoal. O montante arrecadado será doado às cidades de origem dos colégios.
A Maratona iniciou em agosto e promoveu oficinas sobre criatividade, arduino, soft skills, pitche, sustentabilidade e responsabilidade social. Neste ano, a iniciativa, que está em sua terceira edição, percorreu mais de 5 mil quilômetros. Foram 13 colégios participantes, das cidades de Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara do Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Pato Branco, São Lourenço do Oeste e Vitorino. Ao todo, o UNIDEP promoveu 108 encontros nos colégios, envolvendo mais de 20 professores e colaboradores da IES, além de acadêmicos voluntários.
A Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol, destaca que a Maratona do Conhecimento é resultado do engajamento entre a IES e os colégios da região. “Temos uma comunidade escolar que acredita na proposta da Maratona e, dessa forma, chegamos à nossa terceira edição. A todos os professores, diretores e coordenadores das escolas que mobilizam seus alunos, e que os incentivam a transformar a sociedade, o nosso reconhecimento e sentimento de gratidão. Soma-se também o orgulho pela nossa equipe, que faz tudo acontecer com propósito e pertencimento”, enfatiza.
A aluna do Colégio Sesi, Roberta Giacomelli de Almeida, compartilha o significado de viver a experiência da Maratona do Conhecimento. “Destaco duas palavras que resumem essa vivência: aprendizagem e desafio. Desafio, porque a gente tem muito a desenvolver, são muitas etapas para organizar e temos um compromisso com nossa equipe e com o Colégio. Aprendizagem, porque a gente aprende muito nesse processo”, salienta.
Já o aluno do Colégio Estadual de Pato Branco (Premen), Ronald Eduardo Toledo Gustmann, enfatiza o engajamento da equipe na arrecadação dos donativos. “É incrível, porque o UNIDEP proporciona uma Maratona muito massa. Essa comunicação e esse network que a gente faz, voltado à responsabilidade social, além da vivência com a faculdade, que também nos oportuniza conhecermos os seus cursos, contribui para que possamos nos desenvolver ainda mais”, frisa.
A competição
A Maratona do Conhecimento UNIDEP 2023 baseou-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 – Vida Terrestre. Na grande final, as equipes competiram em quatro estações: Responsabilidade social; Competição de robótica; Dinâmica de grupo; e Seção de Pitches. Na estação de responsabilidade social, cada equipe assumiu o desafio de arrecadar donativos, cuja distribuição ocorrerá em parceria com o Rotary Club Pato Branco Vila Nova e demais clubes de Rotary.
Os colégios vencedores da rede pública de ensino foram: 1º lugar - Colégio Estadual de Pato Branco (Equipe Green Life); 2º lugar - Colégio Estadual de Pato Branco (Equipe Eco Warriors); 3º lugar - Colégio Estadual Professora Hercilia França do Nascimento (Mangueirinha). Na rede privada, o vencedor foi o Colégio Integral e o vice-campeão foi o Colégio Sesi.
Como premiação, os primeiros lugares levaram para casa uma Alexa para cada integrante da equipe. O 2º lugar garantiu uma caixa de som JBL para cada aluno/integrante da equipe; e o terceiro lugar levou um voucher para compra de um livro de até R$ 60,00 por aluno/integrante da equipe.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Felipe Cesar dos Santos e Roberto Soares
Contato: [email protected]