Notícias
Reitoria

Maratona percorrerá mais de 5 mil quilômetros

Compartilhe

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) mantém o seu programa de ensino-aprendizagem nos colégios da rede pública e privada de Pato Branco e região. Neste ano, a Maratona do Conhecimento UNIDEP possui o tema “Vida Terrestre”, e busca contribuir com o desenvolvimento social, a partir da mobilização de estudantes e docentes do Ensino Médio. Entre os meses de agosto e novembro, os colégios participantes recebem uma trilha com seis oficinas, etapas preparatórias para a grande final, que ocorre no UNIDEP, no dia 1º de novembro.

Neste ano, a iniciativa, que está em sua terceira edição, percorrerá mais de 5 mil quilômetros, chegando a Pato Branco e região. São 13 colégios participantes, das cidades de Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara do Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Pato Branco, São Lourenço do Oeste e Vitorino. Para que o projeto seja possível, serão 108 encontros, envolvendo 20 professores do UNIDEP, além de acadêmicos voluntários. Cerca de 600 estudantes do Ensino Médio estão participando desta edição.

A Maratona do Conhecimento UNIDEP 2023 baseia-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 – Vida Terrestre. Assim, as equipes compostas por alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, que estão devidamente inscritas no programa, desenvolvem soluções criativas e inovadoras para proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, visando a biodiversidade.

“Uma das principais etapas do projeto é a oficina de responsabilidade social, em que, a partir de um movimento colaborativo, estimulamos nos estudantes premissas do voluntariado e da busca por parcerias. No ano passado, arrecadamos mais de 6,8 toneladas de alimentos e itens de higiene. Neste ano, receberemos também a doação de ração, com objetivo de ajudar Ongs voltadas ao bem-estar animal. Para tanto, contamos com apoio do Rotary Club Pato Branco Vila Nova”, explica o professor Me. Ronaldo Bieber, coordenador de Relacionamento do UNIDEP.

Participando da Maratona pelo segundo ano consecutivo, a Escola de Educação Básica Sóror Angélica, de São Lourenço do Oeste (SC), está associando o tema “Vida Terrestre” ao processo formativo dos alunos. “Nossos alunos estavam aguardando para participar novamente. O projeto atende às diretrizes da educação básica, pois traz os pilares principais que o aluno em formação precisa. Educação, ciência, tecnologia, inovação e responsabilidade social, são premissas importantíssimas para o desenvolvimento do ser humano, sendo nossa responsabilidade, enquanto educadores”, ressalta a professora Silvana Vieda Hermes, assessora de Direção da Escola Sóror Angélica.

Cada colégio participante recebe seis oficinas, ministradas por docentes do UNIDEP. São elas: arduino, criatividade, dinâmica de grupo e soft skills, sustentabilidade e futuro, responsabilidade social e preparação de pitches. Para Silvana, as oficinas oportunizam aprendizagens significativas. “As oficinas trazem aos educandos uma visão de todos os itens que norteiam os pilares educacionais, sensibilizando os participantes para a responsabilidade social e sobre suas atitudes. Outro ponto importante é o trabalho em equipe, muito bem explorado nas atividades, preparando-os para a vida em sociedade”, destaca.

Esta é a primeira vez que o Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira, de Pato Branco, participa da Maratona. Para Elair Borges Damaceno, secretária Escolar e Apoio Pedagógico, a experiência une planejamento pedagógico e ensino-aprendizagem. “A participação dos nossos alunos agrega muito à vida escolar, criando uma conexão entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, desenvolvendo relações interpessoais, estimulando os nossos alunos a assumirem papéis de liderança, colaboração, trabalho em equipe, planejamento, entre outros”, completa.

Toda a trilha da Maratona do Conhecimento é composta por metodologias ativas de aprendizagem. Os conteúdos abordados também integram a Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo