Notícias
Medicina

Medicina transforma histórias de pacientes e alunos

Compartilhe

Cuidar é a melhor história. Quando os primeiros raios de sol despontam, todos os dias, novas histórias de alunos e pacientes se encontram, num misto de cuidado, carinho e esperança. Por isso, ao formar novos médicos, o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) também está transformando vidas. Seja para quem está buscando atendimento, ou para quem se aproxima do sonho de ser médico ou médica, a rotina no Sistema Único de Saúde (SUS) envolve muito afeto.

Ser mãe sempre foi o sonho de Simone Ortolan, moradora da Comunidade de São Roque do Chopim. Hoje, cuidar do pequeno Samuel Orlando, 3 anos, e de Ester Yarin, 1 ano, é seu maior propósito. Por isso, o acolhimento e a confiança transmitida pelos acadêmicos internos do curso de Medicina têm feito a diferença em sua vida. “Teve um dia, durante a minha última gestação, que eu estava muito mal, preocupada com o meu parto, e a consulta durou cerca de uma hora, em que os alunos do UNIDEP me explicaram o que poderia ou não acontecer, e isso foi muito bacana, me marcou muito, porque foi além da consulta”, conta.

Há poucos meses da formatura, a acadêmica do 12º período do curso de Medicina do UNIDEP, Natália Hoppen, acredita que a profissão deve ser guiada com amor, carinho e atenção. “Eu fico muito feliz atendendo as pessoas, eu me sinto muito confortável em poder dar tudo de mim para quem espera o meu melhor. É gratificante vê-las felizes, por isso temos que tratar as pessoas com carinho, não desvalidando nem uma queixa, pois sempre estaremos cuidando do amor da vida de alguém”, menciona.

O médico preceptor, Adhan Rizzi de Vieira, avalia a postura dos alunos internos do curso de Medicina do UNIDEP. “Os estudantes têm uma ótima base, todos que já estagiaram conosco, aqui na UBS, foram excelentes, dominavam bem o conteúdo e determinavam condutas interessantes. É bem importante recebermos os internos, os estagiários da Medicina e de outros cursos, pois eles contribuem no atendimento da população que vive em regiões mais distantes”, destaca.

A acadêmica Amanda Sabadin, também do 12º período, evidencia a contribuição social da Medicina, especialmente quando a prática chega a localidades mais distantes. “Atuar no interior tem sido incrível, pois podemos levar saúde e atendimento a populações mais distantes. É incrível como o SUS oferece e proporciona a longitudinalidade do cuidado, pois cuidamos da gestante, depois fazemos a puericultura da criança e cuidamos de todas as fases da vida adulta, do idoso e de todas as suas comorbidades, o que também estamos vivendo em São Roque do Chopim e nas comunidades vizinhas”, enfatiza.

O presidente da Capela da Comunidade de São Caetano, o agricultor Sidinei Carlos Guarez, evidencia a importância do atendimento nas localidades rurais realizados pelos alunos internos, especialmente para a população idosa. “Temos muitos idosos aqui na localidade, e seria difícil se deslocar até o Centro da cidade. Antigamente, quando não tínhamos o posto aqui, íamos à São Roque do Chopim, era mais difícil”, relata Sidnei.

Humanização e infraestrutura

Desde o início de sua formação, os alunos do Curso de Medicina do UNIDEP vivenciam experiências pedagógicas e clínicas junto a pacientes. Atualmente, somente em fase de Internato, são mais de 200 alunos inseridos em diversos cenários do Sistema Único de Saúde, atuando em diferentes municípios. Além disso, com o repasse de contrapartida ao Município de Pato Branco, por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), recursos financeiros estão sendo destinados a obras de reforma, ampliação e novas instalações na rede pública de saúde de Pato Branco.

Esses recursos já oportunizaram obras de reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Bairro Bortot, da comunidade rural de São Caetano e de São Roque do Chopim. No momento, está em andamento a construção de uma nova UBS no Bairro Morumbi e da Central de Materiais Esterilizados, que somam-se às melhorias constantes no Ambulatório Municipal.

Essa contrapartida contempla, ainda, o pagamento de bolsas de residência médica, aquisição de equipamentos e mobiliário das Unidades de Saúde e capacitação dos profissionais servidores da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é oferecer à população de Pato Branco acesso integral à saúde, unindo ensino, saúde e comunidade.

Somam-se a isso, também, obras de reforma e revitalização no Hospital São Lucas e no Hospital Policlínica, custeadas com recursos próprios do UNIDEP e que representam um montante superior a R$ 1 milhão em investimentos da IES.

Medicina para TransFORMAR

Já parou para pensar nas histórias que encontramos todos os dias? Na Medicina não é diferente, por isso, ao formar novos médicos, também estamos transFORMANDO muitas vidas. Conheça a série documental que está contando essas histórias, acesse aqui.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo