O médico reumatologista e docente do curso de Medicina, Maicon Nunes Loureiro, foi aprovado no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR
22/3/2024
Compartilhe
O professor do curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) e médico reumatologista, Maicon Nunes Loureiro, foi aprovado no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco. Sua proposta de pesquisa busca avaliar a presença e teor de políticas públicas no diagnóstico e tratamento de osteoporose na região Sudoeste do Paraná. O estudo contempla a linha de pesquisa “Regionalidade e Desenvolvimento”, sendo desenvolvido sob orientação da professora Dra. Maria de Lourdes Bernartt.
Maicon explica que a proposta visa estudar o diagnóstico e tratamento da osteoporose, a partir da realidade de três cidades do Sudoeste paranaense: Pato Branco, Palmas e Francisco Beltrão. “Temos um grande problema de saúde, que está sendo pouco percebido pela classe médica, que é o número crescente de pessoas com esta doença, sem diagnóstico e sem tratamento. Nesse sentido, políticas públicas são necessárias para melhorar o controle desta epidemia silenciosa, que agrava-se cada vez mais”, ressalta o médico.
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1998, Maicon fez residência em Clínica Médica, entre 1997 e 1998, também na UFPR. Em 2021, tornou-se especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Foi médico pesquisador da UFPR até 2008, na área farmacêutica ligada à Remautologia. Possui título de Densitometria Óssea pela The International Society for Clínical Densitometry (SBDens/ISCD). Atua como membro da Comissão de Mídias Sociais da Sociedade Paranaense de Reumatologia (SRP) e da Comissão de Osteoporose da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
Para ele, o Mestrado representa aprimoramento profissional voltado à prática docente, bem como à pesquisa científica no campo da Medicina. “Penso que, como médico e professor, é muito importante que tenhamos a qualificação e desenvolvimento progressivo para orientação dos alunos. Com isso, aprimoramos nossas habilidades voltadas à assistência e aprendizagem acadêmica, mas também potencializamos nossas atividades de pesquisa e extensão universitárias”, destaca Maicon.
No UNIDEP, Maicon leciona desde 2018, onde é membro do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) e docente nas disciplinas de Ambulatório de Reumatologia, em que também orienta os acadêmicos no Ambulatório Municipal - Unidade Escola do curso de Medicina. Além disso, é o docente responsável pela Liga Acadêmica de Reumatologia de Pato Branco (LARPB).
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]