Com o MedLibras, o curso de Medicina do UNIDEP promove atendimento inclusivo voltado à população surda de Pato Branco desde 2021
8/5/2023
Compartilhe
O curso de Medicina do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) é finalista do Prêmio Educador Transformador, promovido pelo Sebrae, na categoria Ensino Superior. O destaque nacional se deu com o projeto MedLibras, criado em 2021 e que oferece atendimentos ambulatoriais voltados à população surda de Pato Branco. O Prêmio selecionará sete projetos vencedores, que serão divulgados no Congresso Bett Brasil 2023, entre os dias 09 e 12 de maio, em São Paulo.
A docente do UNIDEP, professora e intérprete de Libras, Ma. Luciana de Freitas Bica, é uma das idealizadoras e voluntária no projeto, e representa o UNIDEP no Prêmio Educador Transformador. A iniciativa do Sebrae objetiva reconhecer práticas educacionais transformadoras desenvolvidas por professores que, a partir de projetos inovadores, encorajam seus estudantes a desenvolverem ideias e respostas para problemas reais do cotidiano.
No curso de Medicina, além da disciplina eletiva de Libras, voltada ao campo da Saúde, também há a Liga de Libras e Cultura Surda (LALICS). “No UNIDEP, temos a possibilidade de formar médicos bilíngues, naturais de vários estados brasileiros. Estamos plantando uma sementinha no coração deles, por uma Medicina mais humanizada e inclusiva. Isso possibilita uma anamnese assertiva e sem ruídos na comunicação, facilitando a relação entre o médico e o paciente surdo”, avalia a professora Luciana.
Desde que iniciou, o projeto foi reconhecido pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis-PR) e foi destaque em Assembleia Regional Sul da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA-Brazil).
Luciana explica que os atendimentos têm supervisão voluntária dos médicos Vilson Geraldo de Campos e Yasser Jebahi, que integram o corpo docente e preceptor do curso de Medicina do UNIDEP. Outro importante voluntário do projeto é o professor surdo Heron Rodrigues da Silva, formado em Licenciatura Letras-Libras. Os acadêmicos que constituem o projeto, são:
Fundadores do MedLibras:
Adolfo Lagni Berlatto
Alini Cristini Zandonai
Angélica Denardi
Briane Bohrer Andrigo
Joslaine schuartz iachinski
Maria Carolina Kobel Vellozo
Membros a partir do 1º processo seletivo:
Agnaldo Fernandes
Aryane dos Reis
Maria Eduarda Oro Dilly
Membros a partir do 2º processo seletivo:
Daniela Périco Altíssimo
Deisiane Caroline Vitor
Maria Stella Alves Nogueira
Vanuza Bortolan Tomazini
Membros a partir do 3º processo seletivo:
Daniela Périco Altíssimo
Deisiane Caroline Vitor
Maria Stella Alves Nogueira
Vanuza Bortolan Tomazini
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br