Notícias
Medicina

Município e UNIDEP avaliam formação de Medicina no SUS

Compartilhe

Nesta segunda-feira (05/06), o Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) e a Secretaria Municipal de Saúde reuniram acadêmicos das duas primeiras turmas do curso de Medicina para um momento de compartilhamento de vivências junto à Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, docentes do curso e membros do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) conduziram diálogos entre os estudantes e representantes da equipe multidisciplinar que atua na municipalidade.

A coordenadora do Setor de Educação em Saúde da Prefeitura de Pato Branco, Elys Regina Albani, destaca que o SUS é um potente espaço de ensino-aprendizagem, pois a vivência da formação no Serviço possibilita a integração entre a teoria e a prática, além da construção de novos saberes. “A Secretaria Municipal de Saúde busca contribuir com a formação de profissionais capazes de atuar frente às necessidades de saúde da população e em consonância com os princípios e diretrizes do SUS. Com esse enfoque, buscamos um feedback sobre a contribuição da Rede na formação dos acadêmicos”, evidencia.

Dessa forma, o Café em Rede buscou avaliar o processo de integração, uma vez que os alunos de Medicina estão inseridos no SUS deste o primeiro período, em que os profissionais da municipalidade também atuam como preceptores. “Estamos dispostos a avaliar a nossa atuação e contribuição na formação dos alunos. Esse diálogo nos permitirá aprimorar práticas e identificar o que está sendo relevante para a formação dos estudantes, buscando implementar novidades e soluções inovadoras”, ressalta Elys.

A pró-reitora de Graduação do UNIDEP, professora Ma. Carla Maria Ruedell, pontua que o momento converge com a proximidade da colação de grau da primeira turma do curso de Medicina, oportunizando aos alunos avaliarem a formação construída a partir das atividades práticas ocorridas no SUS.

“Além da metodologia diferenciada e inovadora, os nossos acadêmicos de Medicina têm contato com a realidade e a prática dos atendimentos em saúde desde o primeiro período do curso. Saber que a Secretaria Municipal de Saúde preocupa-se em proporcionar um aprendizado que reflita em profissionais humanos e competentes, fortalece ainda mais a relação com este importante parceiro educacional”, completa a professora Carla.

A coordenadora do Naped, professora Ma. Graziela Scopel, explica que a metodologia utilizada no Café em Rede priorizou as contribuições dos acadêmicos, fomentando temas centrais para o aprimoramento da formação médica nos cenários de prática da Secretaria Municipal de Saúde. “No encontro, todos os membros do Naped estiveram presentes e puderam contribuir com a mediação das discussões dos grupos. Dois destes são membros médicos, nas áreas das Práticas de Ambulatório e Medicina de Família e Comunidade, e um membro é docente dos eixos de base do curso”, completou.

------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br

Ver álbum completo