Notícias
Publicidade e Propaganda

Museu da Imagem e do Som é apresentado na Câmara Municipal

Compartilhe

Nesta segunda-feira (05/09), o diretor-presidente da Fundação Celinauta, Frei Neuri Francisco Reinisch, esteve no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores para falar sobre os 100 anos do rádio no Brasil. Na ocasião, também foi apresentado o Museu da Imagem e do Som - Frei Policarpo, projeto que contou com a participação de alunos e professores do curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda do UNIDEP em sua estruturação.

O projeto de ensino e extensão aconteceu no semestre passado, com os acadêmicos do 1º período do curso de Publicidade e Propaganda, por meio das disciplinas de História da Comunicação, Cultura Brasileira e Realidade Regional e Foto Instrumental. Na ocasião, o acervo da Fundação Cultural Celinauta foi organizado e catalogado pelos estudantes, que reuniram aparelhos que resgatam as primeiras transmissões radiofônicas de Pato Branco, ainda na década de 1950. Também foram produzidos conteúdos em áudio e vídeo que integrarão a exposição, oportunizando um passeio pela história e memória dos últimos 65 anos da comunicação local.

O diretor-presidente da Fundação Celinauta, Frei Neuri Francisco Reinisch, agradeceu o engajamento do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP na estruturação do museu. “Saúdo os professores e alunos do curso de Comunicação Social, pelo amor que possuem com os meios de comunicação de Pato Branco, e pela dedicação nas etapas de ideação, catalogação e pesquisa documental que compõem este projeto. Quem visitar o Museu conhecerá uma história de credibilidade e de muito trabalho, sustentada pelo compromisso com a informação e com desenvolvimento da cidade”, disse.

Frei Neuri enalteceu o papel do rádio no desenvolvimento local. “As pessoas começaram a perceber a maravilha daquela “caixa que falava”, como dizia Frei Policarpo, até o rádio se tornar um dos principais meios de comunicação da nossa região e do Brasil. O rádio sempre prestou um excelente serviço para a comunidade e, no caso de Pato Branco, podemos destacar a contribuição da Rádio Colméia na Revolta dos Posseiros e também nas aulas radiofônicas realizadas por mais de 20 anos, levando comunicação e educação aos lugares mais afastados”, destacou.

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP, professor Gelson Barbosa, destaca a contribuição de projetos de extensão na formação acadêmica e cidadã dos estudantes. “No UNIDEP, além da oportunidade de vivenciar e ingressar no mercado de trabalho, as experiências práticas também ocorrem por meio de projetos de extensão, em que colaboramos com o desenvolvimento local, contribuindo para a preservação da memória e da história da nossa cidade”, completou.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

Ver álbum completo