No primeiro semestre de 2023, 40 trabalhos foram submetidos ao Sthem Brasil e ao Fipex, resultando em dois reconhecimentos nacionais
28/6/2023
Compartilhe
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) incentiva a produção e participação dos professores em eventos que valorizam práticas pedagógicas e estimulam produções de pesquisa. No primeiro semestre de 2023, esse movimento oportunizou a submissão de 40 trabalhos no IX Fórum do Consórcio Sthem Brasil e no Fórum Inter-Regional de Práticas Extraordinárias no Ensino Superior - Fipex Afya, resultando ainda em premiações nacionais a professores e colaboradores do UNIDEP.
No Sthem Brasil 2023, foram 24 trabalhos aprovados, já o Fipex aprovou 8 trabalhos de docentes do UNIDEP. A coordenadora do Naped, professora Graziela Scopel, destaca que o setor instiga a reflexão dos docentes sobre o processo de ensino e na identificação de práticas pedagógicas ativas que promovam aprendizagens significativas. “Também contribuímos sanando dúvidas, indicando bibliografias, entre outros. A produção científica é inerente ao Ensino Superior e fomenta a qualificação, contribuindo para a práxis pedagógica e fortalecendo a identidade docente”, disse.
O trabalho intitulado “A Pesquisa Como Alicerce do Ensino: Um Projeto de Reestruturação de Periódico Científico Jurídico”, de autoria do professor do curso de Direito, Me. Murilo Henrique Garbin, conquistou o 5º lugar nacional no Fipex, evento que reuniu cerca de 280 trabalhos. O resumo expandido é um relato do projeto de reestruturação do periódico científico do curso de Direito, a Revista de Direito Contemporâneo UNIDEP, que iniciou em 2021 e é conduzido pelo professor Murilo, enquanto editor.
“Esses eventos oportunizam a troca de experiências e práticas pedagógicas ativas no Ensino Superior. Portanto, participar da publicação e das salas de apresentação é uma oportunidade ímpar de desenvolvimento didático, de aprendizagem docente e uma fonte maravilhosa de novas ideias, projetos e contatos”, avalia.
Entre os trabalhos premiados nacionalmente no IX Fórum do Consórcio Sthem Brasil está a produção da equipe do Núcleo de Experiência Discente (NED), representada por Brenda Gabriela Favretto da Silva (psicóloga) e Clarice Donizete da Silva Santos (pedagoga). Com o título “Gerenciamento do Tempo e Saúde Mental: Um Relato de Experiência”, esta é a segunda vez que a dupla conquista o reconhecimento nacional no Sthem Brasil. “O trabalho apresentou as principais demandas psicopedagógicas e psicológicas atendidas pelo NED, tanto individualmente, quanto nas atividades coletivas realizadas em sala de aula”, pontua Clarice.
Brenda conta que, em decorrência do reconhecimento nacional, a Diretoria de Ensino da Afya lhe presenteou com um curso internacional de formação do Sthem Brasil, com atividades presenciais, síncronas e assíncronas. O encontro presencial será em agosto, no Rio de Janeiro, na unidade da Unigranrio - Barra da Tijuca.
“Cada experiência que preparamos para os alunos objetiva a construção de momentos significativos aos discentes. Ser reconhecida, me faz sentir que estou no caminho certo, e também me motiva a continuar buscando e oferecendo o melhor aos nossos estudantes”, completa.
No ano passado, o trabalho “Trilha de Desenvolvimento Interpessoal” foi reconhecido nacionalmente pelo Sthem Brasil, também desenvolvido pela equipe do NED: Jaqueline Bernardi Ferreira (coordenadora), Brenda Gabriela Favretto da Silva (psicóloga) e Clarice Donizete da Silva Santos (pedagoga).
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]