Notícias
Naped

Naped lança livro e aborda aprendizagem significativa

Compartilhe

Na noite de sexta-feira (30/07), o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metodologias Ativas da Aprendizagem (Gepmat), lançou a primeira edição do livro Constelações, como parte da programação da Semana de Desenvolvimento Docente. Em formato de e-book, esta edição traz como tema “Metodologias ativas e inovadoras: conceitos, contextos e práticas docentes no Ensino Superior”. A noite também contou com a participação do professor Marcos Meier, que falou sobre aprendizagem significativa e a função docente.

Docente há 35 anos, Marcos Meier é psicólogo, professor de matemática, escritor e mestre em Educação. Para falar de educação significativa aos professores e professoras do UNIDEP, ele apresentou diferentes perspectivas  teóricas, especialmente a teoria israelense da mediação, do educador Reuven Feuerstein, também conhecida como modificabilidade. “A partir dela, podemos reconhecer que a forma com que interagimos com nossos alunos pode gerar novas abordagens e sinapses. Recentemente, a neurociência confirmou que a interação entre docente e aluno pode aumentar a inteligência e a criatividade do estudante em formação”, pontuou.  

A partir disso, Marcos Meier provocou: “as funções do professor e do aluno precisam mudar. O professor deve desenvolver a autonomia do estudante, sendo responsável por ajudar o aluno a aprender, este que, por sua vez, é responsável pela própria aprendizagem”, disse. Sobre aprendizagem significativa, o professor explicou: “é aquela que se interliga a aprendizagens já realizadas. Quanto mais significativo for, é porque há o maior número de conexões entre conceitos e vivências. Ou seja, o professor precisa conhecer o seu aluno, apresentar-lhe conceitos e conhecimentos que sejam conectados àqueles que fazem sentido ao estudante”, ressaltou.

Constelações de saberes

Em seguida, em uma cerimônia híbrida, os docentes do UNIDEP lançaram o livro Constelações, que pode ser acessado aqui. O Diretor Nacional de Ensino da Afya, professor Luiz Claudio Pereira, participou remotamente do momento e falou sobre o engajamento dos 25 professores autores da obra. “O nome Constelações demonstra a essência do UNIDEP, bem como de seus professores, pois sabemos que construir uma obra não é fácil, exige dedicação e várias etapas. O que temos aqui é um trabalho admirável, que reforça a postura do UNIDEP e do grupo Afya frente às metodologias ativas e inovadoras de aprendizagem significativa”, destacou.

A Reitora do UNIDEP, professora Ornella Bertuol Antunes, evidenciou a importância da publicação para o fortalecimento do protagonismo docente na IES. “Estar na Reitoria no momento em que lançamos um livro que é fruto do estudo, do trabalho e da prática dos nossos professores, é motivo de orgulho. Esse livro reflete a atuação que vem sendo realizada com tanto esforço e dedicação pelos nossos docentes. É a concretização de um sonho”, ressaltou. A solenidade contou, ainda, com a participação do gerente pedagógico da Direção de Ensino Afya, professor Denny Almeida e da Pró-Reitora de Graduação, professora Carla Ruedell.

Astros e estrelas

O “Constelações - Metodologias ativas e inovadoras: conceitos, contextos e práticas docentes no Ensino Superior”, foi organizado pelas professoras Elisa Denardi Tessaro, Kelly Cristina Zavadski, Graziela Scopel Borges e Jozieli Cardenal Suttili, contando com a revisão do professor João Pedro Cardoso Faccio. O projeto editorial e a diagramação é do diretor de arte da Agência Experimental de Comunicação (AÊ) do UNIDEP, Gabriel Cassol.

São autores do livro, os professores e professoras: Alcione Cappellin, Anelise Jaeger Barancelli, Angelica Socca Cesar Recuero, Camila Baioni Garcia Dezanetti, Carla Maria Ruedell, Denny Almeida, Elisa Denardi Tessaro, Felipe Belmonte Archetti, Graciela Caroline Gregolin, Graziela Scopel Borges, Julia Dambrós Marçal, Karen Laurene Dalla Costa, Keli Starck, Kelly Zavadski, Jefferson Olea Homrich, Leocádia Orsato Brufati Fagundes, Lia Barbosa Argenton, Luciana de Freitas Bica, Nicholas Dicati Pereira da Silva, Osni Zioli, Raphaela Rezende Nogueira Rodrigues, Silvana Alberton, Tagley Cristina Moras, Teresa Demarco e Vilson Gerando de Campos. O prefácio é de autoria do professor Denny Almeida, que mobilizou a realização do livro quando esteve à frente do Naped do UNIDEP, sendo ele responsável, também, pela criação do Gepmat.

Ver álbum completo