Alunos e egressos do UNIDEP receberem orientação profissional e são encaminhados para vagas de emprego e estágio
12/4/2021
Compartilhe
No Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), três setores trabalham juntos para estimular os talentos e oportunizar a colocação dos acadêmicos no mercado de trabalho: o Núcleo de Empregabilidade (Nemp), o Programa de Atendimento ao Discente (Padis) e o Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta). Entre as ações realizadas recentemente, resultantes dessa integração, esteve o webinar que instruiu os acadêmicos sobre como fazer um currículo atrativo, considerando também as características do Linkedin.
De acordo com a coordenadora do Nemp, professora Ma. Gisele Regina Parsianello, o evento que aconteceu no dia 29 de março faz parte de um cronograma de ações permanente. “Promover momentos de capacitação é uma oportunidade de maior aproximação entre os alunos e o Nemp, em que buscamos possibilitar melhores condições de empregabilidade e desenvolvimento profissional. Nossas ações objetivam auxiliar os alunos a alcançarem as oportunidades de estágio e emprego que o mercado de trabalho oferece”, ressalta.
Além de conectar o aluno com o mercado de trabalho, o Nemp também acompanha os egressos, encaminhando-os para vagas e recebendo seus currículos. “O Núcleo de Empregabilidade vive um novo momento, pois estamos mais conectados com nossos alunos e egressos, promovendo parcerias com empresas e instituições buscando vagas de estágio e emprego diariamente. Com isso, oferecemos atendimento individualizado, especialmente aos estudantes, integrando coordenadores e professores para maior assertividade nos encaminhamentos”, pontua a professora Gisele.
Currículo e entrevista de emprego
No encontro realizado em março, Nemp, Padis e Gesta promoveram uma abordagem para aproximar os alunos da realidade do mercado de trabalho. “Falamos sobre a elaboração do currículo por competências e como o mercado tem trabalhado as entrevistas de emprego. Enaltecemos a importância de estar antenado e próximo das atualizações e características de seleção das empresas, em que desenvolver hard e soft skills é um importante diferencial. Outro ponto debatido versou sobre as redes de contato digitais que promovem a empregabilidade, quando focamos no Linkedin”, conta a coordenadora do Padis e do Gesta, Jaqueline Bernardi Ferreira.
Ela ressalta, ainda, a importância da integração entre os setores. “Essa integração faz sentido pois o Padis, por sua característica de atendimento, acolhimento e direcionamento ao discente, também recebe demandas que envolvem a empregabilidade. O Gesta, por sua vez, é o setor de gestão de pessoas do UNIDEP, e está sempre em busca de atualização e aprimoramento em suas ações de recrutamento e seleção. Ao unir os dois setores ao Nemp, temos uma sinergia em prol de formação humanizada e acolhedora”, salienta Jaqueline.
Jaqueline reforça, ainda, que o trabalho voltado à empregabilidade é um dos diferenciais do UNIDEP. “Proporcionar aos nossos alunos e egressos, que chegam a nós cheios de expectativas, sonhos e desejos, orientações sobre como se posicionar no mercado de trabalho, é certamente uma grande evidência do nosso compromisso, pois estamos formando profissionais cada vez mais conscientes e preparados”, completa.
Vagas do Nemp
Para conhecer as vagas de emprego ou estágio divulgadas pelo Nemp, basta acessar: https://www.unidep.edu.br/sites/nucleo-de-empregabilidade/vagas. Na mesma página, alunos e egressos podem cadastrar seus currículos, bem como empresas podem registrar suas vagas. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail [email protected].
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]