Na noite desta segunda-feira (30/01), a programação da Semana de Desenvolvimento Docente 2023/1 do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) recebeu a professora Dra. Neusi Aparecida Navas Berbel, autora e coautora de cerca de 20 livros na área da Educação. Na ocasião, ela ministrou a palestra “Metodologias ativas: razões para utilizá-las no Ensino Superior”, mostrando como a aprendizagem ativa pode ser inserida nos mais diversos contextos, bem como na pesquisa e na extensão.
Com mais de 40 anos de atuação na área pedagógica, Neusi demonstrou o caminho percorrido pela Educação até o momento atual vivenciado pelas metodologias ativas. “Este é um assunto que vem sendo reconhecido como essencial e urgente. Não se trata de um tema novo, de um modismo ou de um ativismo pedagógico. Contudo, devemos reconhecer que a transmissão do conhecimento, nos moldes tradicionais, não é mais suficiente para a construção do conhecimento que oportunize experiências significativas que vão além do ato de ‘informar’”, disse.
Neusi evidenciou o papel do professor enquanto mediador para o desenvolvimento do potencial do estudante em diferentes dimensões: física/motora, mental/intelectual, afetiva/atitudinal, entre outras. “O envolvimento ativo dos alunos em seu próprio processo de formação, também resulta o engajamento em prol da compreensão, escolha, interesse e investigação. Esse movimento amplia possibilidades de liberdade e autonomia em diferentes momentos de aprendizagem, preparando os estudantes para o exercício profissional e cidadão”, destacou.
Outro ponto importante evidenciado por Neusi foi o potencial das metodologias ativas na pesquisa e na extensão, por meio da problematização e proposição responsável de soluções para demandas da sociedade. “São metodologias baseadas na forma de conduzir para desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando as condições de solucionar, com sucesso, problemas e tarefas essenciais da prática social em diferentes contextos”, citou.
Nesse sentido, ela também elencou outras possibilidades de metodologias ativas, entre elas estudos de caso/casos de ensino, processo de incidente, método de projetos, metodologia da problematização e simulações realísticas. “Esses modelos de aprendizagem colocam o aluno como centro do processo, corresponsável pelo seu desenvolvimento, tendo o professor como mediador. Isso soma-se à utilização de cenários de aprendizagem diversificados, favorecendo a articulação de saberes e práticas, de forma significativa. Assim, a teoria não precede a prática, e vice-versa, mas uma e outra se mesclam e se alicerçam dialeticamente”, completou.
A reitora do UNIDEP, Ornella Bertuol, destacou a importância do momento com a professora Neusi. “Estamos cumprindo com nosso propósito de sermos professores transformadores, aqueles que estimulam, propiciam e catalisam transformações nas vidas de seus alunos. A professora Neusi reafirmou, em nós, o desejo de edificar vidas pela educação, contribuindo com as famílias e com a sociedade como um todo. A docência no Ensino Superior é a responsabilidade social com o fortalecimento das profissões e com o desenvolvimento regional, compromisso que assumimos com muito carinho”, evidenciou.
Programação
A Semana de Desenvolvimento Docente 2023/1, realizada de 24 a 31 de janeiro, é promovida pela Pró-Reitoria de Graduação e Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), com apoio do Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta), Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII). Nesta terça-feira (31/01), último dia da programação, ocorrerão encontros de planejamento dos colegiados dos cursos.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]