Notícias
Enfermagem

No Dia do Enfermeiro, UNIDEP reúne egressos e acadêmicos

Compartilhe

Na noite desta quarta-feira (12/05), o curso de Enfermagem do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu um encontro on-line entre egressos e acadêmicos para celebrar o Dia do Enfermeiro, comemorado na ocasião. Participaram as egressas Vanileia Ketlin Ferrari Schnornberger e Luana Wilamowski, que falaram sobre desafios e oportunidades da profissão. Momentos como esse permitem que o curso mantenha contato e vínculo com seus egressos.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Ma. Gisele Iopp Massafera, o diálogo motivou os acadêmicos por meio de histórias inspiradoras. “Esse momento é realizado anualmente pelo curso e procura trazer egressos de variadas áreas para tirar dúvidas dos alunos e incentivá-los para o mercado de trabalho. Nesses bate-papos, os egressos reforçam quais perfis profissionais o mercado de trabalho busca e, sobretudo, demonstram que o enfermeiro deve ser líder, proativo, competente tecnicamente e saber se relacionar em equipe”, disse.

Gisele comenta sobre o sentimento ao celebrar o Dia do Enfermeiro após completar um ano de pandemia do Covid-19. “A Enfermagem é e sempre será uma profissão essencial para o cuidado. Em uma equipe multiprofissional voltada a dar assistência aos pacientes, cada profissional tem sua importância, mas quem recebe, permanece durante todo o internamento e realiza cuidados essenciais, é o enfermeiro. Por isso, sem ele, a prestação de cuidados fica incompleta. A pandemia reforçou isso”, destacou.

De acordo com Gisele, a área da Enfermagem deve ser vista como sinônimo de humanização. “Esse assunto é bastante debatido durante o curso: nas aulas teóricas, nos momentos das práticas e dos estágios, sempre dando exemplos da melhor assistência que devemos prestar aos nossos pacientes/clientes. Quanto a valorização profissional, há uma grande luta para que a classe tenha salário justo e que seja reconhecida, afinal, é ela quem permanece todo tempo com o paciente, presta cuidados complexos e sistematizados além de realizar toda a parte burocrática destes atendimentos, seja em ambiente hospitalar, clínica, unidade de saúde, entre outros campos da saúde”, ressaltou.

Para ela, escolher a Enfermagem é aceitar cuidar do próximo. “Quem aceita a missão de ser enfermeiro ou enfermeira, o faz porque gosta de cuidar do próximo. Apesar da profissão possibilitar várias áreas de atuação, a essência não deve ser perdida: o profissional deve buscar sempre seu aprimoramento profissional, treinar ainda enquanto graduando como liderar uma equipe, buscar conhecimento científico e exercer o ofício com amor, responsabilidade e ética”, completou.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

Ver álbum completo