Um dos momentos mais aguardados na formação dos acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) é o início dos estágios supervisionados junto ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), onde os alunos vivenciam, na prática, diversas nuances do mundo jurídico. Neste semestre, 60 alunos estão atuando no local, acadêmicos dos 7º e 9º períodos, oferecendo atendimento gratuito à população, disponibilizando assessoria e orientação jurídica, bem como soluções de conflitos por meio de mediação e conciliação.
O coordenador do NPJ, professor Me. Mauricio Jacobi dos Santos, explica que o local proporciona a vivência da prática jurídica, em experiências simuladas e reais. “Na prática simulada, o aluno estuda casos concretos, apresenta soluções e elabora peças processuais sobre os mais variados temas. Na prática real, além do acompanhamento de processos em andamento, oferta serviços de advocacia à comunidade carente, desde a propositura da medida judicial até a sua final decisão”, salienta.
Neste semestre, as práticas no NPJ ocorrem por meio das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado de Prática Real III, ministrada ao 7º período, e Estágio Curricular Supervisionado de Prática Simulada III, ministrada ao 9º período. A supervisão docente é realizada pelos professores Ma. Anelícia Verônica Bombana Consoli, Ma. Camila Rocha e Me. Mauricio Jacobi Dos Santos.
A acadêmica do 7º período do curso de Direito, Bruna Muller, avalia a experiência de estagiar no NPJ. “É uma das oportunidades mais enriquecedoras que o curso proporciona, visto que incentiva e molda o acadêmico durante toda a caminhada na graduação. É quando atendemos a comunidade, conhecemos e entendemos a individualidade de cada caso, sendo orientados por nossos docentes que também são atuantes da área da advocacia. Isso não apenas nos aproxima do amplo mercado de trabalho, como, principalmente, proporciona o desenvolvimento acadêmico e o nosso amadurecimento como futuros operadores do direito”, destaca.
Em 2023, o NPJ realizou 168 atendimentos. Atualmente, conta com os seguintes convênios: Tribunal de Justiça do Paraná - Cejusc Pré-processual (Família e Cível); Prefeitura de Pato Branco; Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco; Prefeitura de Bom Sucesso do Sul; Prefeitura de Vitorino; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Ministério Público do Trabalho (MPT); Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR); Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná, microrregião de Pato Branco (Acamsop M14); e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Pato Branco (APAC).
Atendimentos
Os atendimentos destinam-se a pessoas físicas com renda mensal familiar de até dois salários mínimos, e que não possuam veículos e bens imóveis em seus nomes ou da família. Para ser atendido, basta solicitar agendamento, comparecendo pessoalmente no NPJ ou enviando mensagem pelo WhatsApp (46) 99916-5906, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br