Notícias
UNIDEP

Núcleo de Prática Jurídica mantém atividades de estágio durante a quarentena

Compartilhe

Mesmo neste período de quarentena, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está mantendo boa parte das atividades práticas desenvolvidas por alunos e docentes. Um exemplo são os acadêmicos do 9º período, na disciplina de Estágio Supervisionado III, que estão fazendo análises e elaborando pareceres jurídicos sobre as propostas de estatutos das Ligas Acadêmicas dos cursos do UNIDEP.

A coordenadora do NPJ, professora Ma. Anelícia Veronica Bombana Consoli, explica que as Ligas remeteram os estatutos à Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX). “A pedido da COPPEX, os acadêmicos do NPJ estão analisando o conteúdo das propostas enviadas, levando em conta o contido na Resolução de Ligas Acadêmicas Institucionais, sem prejuízo das demais legislações pátrias”, pontua Anelícia.

Os pareceres produzidos pelos acadêmicos do curso de Direito serão encaminhados à COPPEX, bem como às Ligas Acadêmicas. “A elaboração de pareceres jurídicos vem ao encontro das competências cognitivas e instrumentais que o profissional do Direito precisa desenvolver, contribuindo para desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicos. Na elaboração dos pareceres, os acadêmicos, além de apontarem eventual inadequação à legislação de regência da matéria, também precisam fazer sugestões e indicar os aspectos a serem observados nos estatutos. Trata-se de uma prática real, que desafia nossos acadêmicos a pensar em soluções adequadas ao problema que lhes é apresentado, uma atividade extremamente valorosa do exercício da profissão na área jurídica”, enfatiza a coordenadora do curso de Direito, professora Ma. Angélica Socca Cesar Recuero.

A acadêmica do 9º período do curso de Direito, Gabriela da Veiga Godois, avalia a oportunidade de prosseguir com o estágio neste período de quarentena. “Estamos conseguindo dar continuidade às atividades que desenvolvíamos no estágio presencial sem sermos prejudicados. A realização das análises dos estatutos das Ligas acadêmicas é um exemplo disso e nos proporciona um aprendizado de modo diferente, pois é algo que não tínhamos contato, até então. Essa experiência agrega muito para a minha formação, especialmente porque estou no último ano do curso”, disse.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: agencia@unidep.edu.br // (46) 3220-3015



Ver álbum completo