O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) está investindo na reestruturação do câmpus. Estão planejadas obras voltadas ao lazer, qualidade de vida e otimização dos espaços de prática, visando beneficiar a comunidade interna e externa. As intervenções iniciaram nas clínicas dos cursos de Odontologia e Psicologia, com obras de reforma e ampliação que estão em fase de conclusão. Juntos, os dois espaços oportunizaram a realização de mais de 5 mil atendimentos em 2022.
Na Clínica de Odontologia, está havendo a ampliação do espaço para aumento da capacidade de atendimento à comunidade. “Foi readequada toda a Clínica, com a troca do piso, abertura de novos pontos de ar comprimido para instalação de mais cadeiras odontológicas, passando de 12 para 25, e de 210 m2 para 421 m2”, explica o professor e engenheiro Eduardo Bellei. Segundo ele, no Serviço de Psicologia, está havendo a readequação de alguns ambientes, por meio da remodelação dos principais espaços de atendimento, com destaque para a criação de uma sala de observação.
De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, professora Ma. Teresa Raquel Conte Demarco, o Serviço de Psicologia, que em 2022 realizou 1.062 atendimentos, funciona desde 2007. De lá para cá, o espaço recebeu melhorias pontuais, mas, agora, considerando as necessidades de alunos e professores, houve a necessidade da criação de uma identidade visual e também de uma reorganização dos ambientes. Ela destaca a construção da sala de espelhos, uma demanda da comunidade acadêmica.
“Readequar e organizar o Serviço de Psicologia é de grande importância, pois otimizará nossos atendimentos psicológicos e supervisões de estágios. A identidade visual trará uma imagem moderna ao local, somada ao conforto para nossos acadêmicos e pacientes, que terão um espaço ainda mais acolhedor. Esse conjunto de melhorias enriquecerá a prática humanizada dos estudantes”, completa Teresa.
Em 2022, a Clínica Escola de Odontologia realizou 4.042 atendimentos. Agora, com as obras de reforma e ampliação, novos projetos poderão abraçar a comunidade. “A reforma permite melhor giro dos professores, dentro de suas especialidades nos atendimentos. Aos alunos, oportunizará maior convivência com os colegas e acesso a casos clínicos mais abrangentes. Aos pacientes, a possibilidade de atendimento multidisciplinar”, destaca a coordenadora do curso de Odontologia, professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima. Ela lembra que as obras também atendem às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso, aumentando o assistencialismo para 1600 horas, com estágio curricular de 800 horas.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]