Notícias
Odontologia

Odontologia é Conceito 5 no MEC

Compartilhe

Na Avaliação de Reconhecimento do curso de Odontologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), realizada em 2023, o Ministério da Educação (MEC) atribuiu Conceito 5 ao curso, que iniciou suas atividades de ensino em 2019 e chegou à integralização da sua primeira turma em agosto passado. Essa é a nota máxima concedida pela avaliação, que vai de 1 a 5. Com esse desempenho, o curso de Odontologia do UNIDEP confirma-se enquanto um dos melhores cursos superiores do Paraná.

Essa etapa de avaliação considera a qualidade das graduações oferecidas pelas instituições de ensino superior brasileiras e resulta no Conceito de Curso (CC). O Relatório de Avaliação elaborado pela Comissão Avaliadora do Ministério da Educação destacou como pontos fortes: a estrutura física do curso e da instituição (laboratórios, salas de aula, biblioteca, clínica escola), enfatizando a qualidade do corpo docente e da Coordenação do Curso.

“O Conceito 5 obtido pelo curso de Odontologia reafirma a referência em ensino de qualidade que o UNIDEP se tornou. Os critérios de avaliação do Ministério da Educação são muito rigorosos, então, este conceito representa muito para a Coordenação de Curso, corpo docente, alunos e egressos. Foram anos dedicados a estruturar e conduzir, com seriedade, uma formação profissional e humanizada capaz de atender as demandas da comunidade e do mundo do trabalho”, avalia a pró-reitora de Graduação do UNIDEP, professora Ma. Carla Maria Ruedell.

A coordenadora do curso de Odontologia, professora Dra. Christiana Almeida Salvador Lima, enaltece que o curso conta com infraestrutura diferenciada, se destacando no Estado do Paraná com equipamentos tecnológicos e implantação de atividades de protagonismo acadêmico em diversos campos de atuação. “Formamos um profissional tecnicamente completo, mas também com importantes habilidades sociais. Nesse sentido, o Conceito 5 é o reconhecimento de muito trabalho, desde o cuidado com o colegiado, com experiência clínica e sustentação na docência, com quadro muito alto de doutores e mestres. Soma-se a isso a organização curricular que permite um crescimento humano do aluno”, destaca.

Avaliação de reconhecimento de curso

As políticas públicas educacionais da Educação Superior são direcionadas pelo princípio constitucional da garantia de padrão de qualidade, previsto no art. 206, inciso VII da Constituição Federal de 1988. Fundamentando-se nessa máxima, em 2004 foi instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que tem como finalidade a melhoria da qualidade da educação nos cursos de graduação e instituições de Educação Superior. A partir da entrada das Instituições de Ensino Superior (IES) no Sistema Federal de Ensino, os cursos de graduação devem ter autorização para iniciar suas atividades, para depois receberem o reconhecimento.

Entre os critérios avaliados pelo MEC, estão dimensões didático-pedagógicas, que versam sobre conteúdos curriculares, metodologias, procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, corpo docente, entre outros. Nas dimensões de infraestrutura, considera-se ainda a bibliografia, laboratórios, a produção de conhecimento, entre outros.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]


Ver álbum completo