9/2/2021
Compartilhe
Desde que o semestre letivo iniciou, o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), juntamente com a Pró-Reitoria Acadêmica e as coordenações de curso, estão promovendo momentos voltados à sensibilização discente quanto as metodologias ativas. Com encontros presenciais e remotos, os momentos estão envolvendo alunos dos 1º e 3º períodos, por meio de atividades aplicadas por docentes e coordenadores de cada colegiado.
A coordenadora do NAPED, professora Elisa Denardi Tessaro, destaca que as metodologias ativas fazem parte da organização didático pedagógica preconizada pelo plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UNIDEP. “É por meio delas que o nosso professor vai conduzir e mediar suas aulas, colocando o acadêmico como centro do processo, possibilitando a ele experiências extraordinárias de aprendizagem. Envolver os acadêmicos de primeiro e terceiro períodos em Oficinas de Metodologias Ativas no início do semestre possibilita aos ingressantes conhecer a nossa forma de trabalho e também socializar com os veteranos, a partir de uma proposta mais dinâmica de ensino e aprendizagem”, ressalta.
Segundo ela, a iniciativa também oportuniza aos alunos a vivência prática da autonomia e da proatividade para aprender, uma vez que eles tornam-se os principais sujeitos de sua própria aprendizagem e que, desta forma, encontram nos docentes o suporte, a atenção e orientação necessária para desenvolverem-se como futuros profissionais, por meio de metodologias ativas em sala de aula.
Para realização das oficinas, cada coordenador de curso indicou um ou mais professores, que participaram de uma capacitação ainda em 2020. “Neste ano, construímos um cronograma juntamente com os coordenadores e com a Coordenação Acadêmica, que planejou espaços, distanciamento e todos os cuidados necessários para que os alunos estejam conosco e com os professores para estas atividades presencialmente”, frisa Elisa.
Aprender e ensinar com metodologias ativas
De acordo com Elisa, as metodologias ativas são uma nova forma de trabalho pedagógico, que se diferem do modelo tradicional de ensino em que o professor detinha o conhecimento e o aluno era bastante ouvinte. Nelas, o aluno torna-se o protagonista do processo de ensino e aprendizagem. “Há anos o UNIDEP vem incentivando seus docentes a trabalharem com metodologias ativas e oferece diversas capacitações aos mesmos para que se sintam empoderados neste novo formato didático”, aponta.
Nesse sentido, a aprendizagem dos alunos que vivenciam metodologias ativas é maior e mais significativa em relação àqueles que estão no modelo tradicional. Além disso, as metodologias ativas permitem com maior eficácia o ensino por competências necessárias para o mundo do trabalho (hard e soft skills). “O mundo está mais conectado, ágil e exigente, e o acadêmico do UNIDEP precisa acompanhar esse movimento. Nossa forma de ensinar e de aprender por meio das metodologias ativas permite que eles consigam desenvolver maior autonomia, proatividade, responsabilidade e criatividade para inovar nos mais diversos contextos e realidades”, completa Elisa.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, fotógrafo do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br