Notícias
Tecnologia em Estética e Cosmética

Oportunidades na carreira de Estética e Cosmética

Compartilhe

Uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo é a Estética. Os profissionais que optam por profissões ligadas ao embelezamento, também atuam diretamente na promoção do bem-estar, o que por vezes reflete na saúde. Atualmente, a vasta gama de procedimentos, técnicas, equipamentos e produtos utilizando a tecnologia, contribui cada vez mais para a qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, gera oportunidades profissionais nos mais diversos campos de atuação. 

O Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) oferta o curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, que prepara os acadêmicos para atuação na estética facial, corporal e capilar, bem como em pré e pós-operatórios, terapias alternativas, cuidados paliativos, entre outros. “Temos docentes mestres e doutores, com ampla experiência profissional. Toda a nossa infraestrutura conta com equipamentos de última geração e, durante todo o curso, o aluno vivencia muitas aulas práticas. Isso lhe dá melhores condições de experienciar o aprendizado, o que também ocorre na nossa Clínica Escola, onde atendemos a comunidade externa”, destaca a coordenadora do curso, professora Ma. Solange Maria Bertol Copetti.

Ela ressalta que o mercado segue superaquecido, oportunizando alto faturamento e renda aos profissionais. “A renda é muito variável, muitos trabalham em clínicas e espaços já existentes, mediante uma porcentagem ao proprietário. Outros sublocam salas nestes espaços e outros montam seu próprio espaço. Depois de uma clientela formada, o profissional esteticista poderá ter ganhos muito bons, ultrapassando os R$ 10.000,00 por mês. A explosão de estabelecimentos de Estética se deu a nível mundial. Em países com uma economia mais estável, os ganhos são ainda maiores”, frisa.

A formação faz a diferença

De acordo com a coordenadora, o mercado da Estética cresceu cerca de 475% nos últimos 5 anos; e a tendência é que esse crescimento permaneça ou aumente. “Os procedimentos estéticos estão se mostrando cada vez mais seguros e eficientes, e a busca por esses procedimentos aumenta a cada dia. Para que isso se mantenha e tenha cada vez mais credibilidade, o profissional que deseja trabalhar com a beleza deve ter uma formação sólida e reconhecida”, enfatiza.

Solange evidencia a importância da formação para atuação e sucesso na área. “Outros profissionais, de diversas áreas, alguns até sem formação, ou com formação rasa em cursos livres, estão atuando na área da Estética, sem que tenham uma preparação plena ofertada por um curso superior de Estética e Cosmética, o que gera sérios riscos à saúde e ao bem-estar das pessoas. A Associação Nacional de Estética e Cosmética (Anesco) vem lutando para que somente profissionais formados na área possam atuar. Já temos uma lei regulamentada, de 2018, e estamos no caminho para a criação de um Conselho que fiscalize e exija a formação do profissional de Estética e Cosmética”, ressalta.

Pós-graduação

O UNIDEP está preparando uma pós-graduação em Cosmetologia Injetável. A partir dela, os profissionais formados em Estética poderão aplicar injetáveis (enzimas, toxinas, preenchedores). “A Anesco vem lutando muito para esclarecer os limites e possibilidades da profissão, e nos garante que o profissional esteticista, mediante especialização na área de injetáveis, através de pós-graduação, poderá executar tais procedimentos. Atualmente, somente para poderem utilizar os recursos injetáveis, muitos profissionais têm buscado cursos que nem de longe os preparam para serem esteticistas como o curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética. Com esta pós-graduação que estamos desenvolvendo, iremos certamente dar ao Esteticista o que ele tanto deseja”, completa. Vale lembrar que egressos do UNIDEP têm descontos especiais para os cursos de pós-graduação ofertados pela IES. Saiba mais aqui.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Foto: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP

Contato: [email protected]

Ver álbum completo