Na noite desta quinta-feira (26/01), a programação da Semana de Desenvolvimento Docente 2023/1 do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) contou com a participação do professor Dr. Roberto Falcão, docente dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Ao compartilhar sua história de vida e experiências acadêmicas, Roberto trouxe a trajetória do projeto “O empreendedorismo de brasileiros pelo mundo”, conduzido por ele ao lado de pesquisadores parceiros e orientandos, enquanto exemplo de sinergia entre pesquisa, inovação, extensão e internacionalização.
Com mais de 6 mil questionários respondidos, e que compreendem experiências e relatos de imigrantes brasileiros que empreenderam em diversas partes do mundo – Estados Unidos, Japão, Alemanha, países nórdicos, com coleta de dados em andamento na Itália, Espanha, Paraguai, entre outros – a pesquisa já resultou cerca de 50 artigos publicados em congressos e periódicos. Ao trazer histórias de vida, mapear perfis, identificar atuações, barreiras e oportunidades de negócios brasileiros no exterior, o projeto pode gerar diretrizes para políticas públicas, além de fomentar um banco de dados sobre imigração brasileira, entre outros.
Roberto destacou o potencial de Pato Branco e região para a prática da pesquisa inserida em ecossistemas de inovação. “Pato Branco está em uma região com muitas empresas, indústrias e agronegócio pujante, e há oportunidades de pesquisa nesses setores. Por isso, a pesquisa também envolve criatividade e olhar crítico diante do meio onde estamos inseridos. A união entre criatividade e inovação é a recombinação de diferentes áreas, e a partir dela criamos projetos de pesquisa interdisciplinares e conectados à realidade local e regional”, frisou.
Para ele, quando o pesquisador faz o que gosta, inicia-se um ciclo que gera resultados positivos para o professor, seus orientandos e para a instituição de ensino que fomenta esse movimento. “Amo pesquisar culturas, mas a pesquisa não pode ser somente uma coleta de dados, pois é preciso enxergar a finalidade para que a experiência seja prazerosa e instigante. Por isso, o professor orientador tem um papel fundamental nesse processo e no desenvolvimento da identidade do aluno enquanto pesquisador”, disse.
Para que a pesquisa inspire e inove
A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização, professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, avaliou o momento com o professor Falcão enquanto uma oportunidade para os docentes do UNIDEP serem provocados a tirarem seus projetos de pesquisa do papel. “Tivemos o privilégio de conhecer e partilhar experiências de um pesquisador que viveu a prática da pesquisa nos mais variados campos e em diferentes lugares do mundo. O professor Falcão nos inspirou a vivermos um movimento semelhante ao seu, nos encorajando a promover a indissociabilidade entre ensino e pesquisa e extensão. O nosso desafio, agora, é incubar projetos em ambientes de inovação e potencializar a iniciação científica”, disse.
A pró-reitora de Graduação, professora Ma. Carla Maria Ruedell, lembrou que a Semana de Desenvolvimento é um momento de aprendizagem, reencontros e compartilhamento de vivências inspiradoras. “A fala do professor Roberto demonstra como podemos renovar o conceito da educação a partir da indissociabilidade entre ensino e pesquisa voltada à resolução de problemas da sociedade, conectando também iniciativas de extensão, muitas vezes interinstitucionais, para que sigamos fazendo a diferença no Sudoeste do Paraná e Noroeste de Santa Catarina”, completou.
Programação
A Semana de Desenvolvimento Docente 2023/1, realizada de 24 a 31 de janeiro, é promovida pela Pró-Reitoria de Graduação e Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (Naped), com apoio do Setor de Gestão e Desenvolvimento de Talentos (Gesta) e da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização (PROPPEXII).
Nesta sexta-feira (27/01), acontecem cinco oficinas voltadas a docentes do curso de Medicina, além da Mostra de Práticas Encantadoras. Na segunda-feira (30/01), haverá a palestra “Metodologias ativas: razões para utilizá-las no Ensino Superior, com a professora Dra. Neusi Aparecida Navas Berbel. A terça-feira (31/01) será destinada aos encontros de planejamento dos colegiados dos cursos.
------------
Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]