A atividade, ministrada na disciplina de Práticas de Extensão, contou com a participação de uma família que passou pelo processo de adoção e que compartilhou com os acadêmicos como ocorreu toda a experiência
25/9/2020
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Na noite do dia 11 de setembro, a turma do 8º período do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) promoveu um bate-papo virtual sobre adoção tardia, na disciplina de Práticas de Extensão, ministrada pela professora Ma. Graziela Scopel Borges. A disciplina, que neste semestre tem como foco os principais estatutos de direitos sociais, propiciou o estudo acerca do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e, neste momento, aprofundou o tema da adoção. Dessa forma, a turma conseguiu associar o que foi estudado com um contexto real, promovendo uma conversa virtual com a família da Sheila Ioris Wells e Daniel John Wells, que passaram pela experiência da adoção das filhas, Marina e Mariana.
Segundo a professora Graziela, tal atividade é fundamental para a geração de profissionais éticos e capacitados. “Nosso objetivo é compreender a educação em seu sentido amplo, ao mesmo tempo em que possamos associá-la às vivências práticas do contexto profissional do pedagogo. Além disso, o conhecimento destas legislações contribui para a garantia do direito à educação e atuação profissional pautados na ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária, sendo uma das competências dos egressos do curso”, ressalta.
Conforme Graziela, ainda, conhecer situações reais como essa preparam o acadêmico para o exercício da profissão, pois proporcionam um contato direto com a prática profissional. “Essas atividades de integração com projetos externos, são momentos formativos riquíssimos e potencializadores da aprendizagem acadêmica. São estas vivências que possibilitam a interlocução entre teoria e prática profissional. O conhecimento destes temas é essencial ao trabalho do pedagogo, que atende, diariamente, grupos e públicos de diferentes contextos, devendo estar respaldado nos conhecimentos necessários para sua atuação profissional”, completa. Outros convidados farão parte do Projeto, até o final do semestre.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia (CNE - CP - RES, 01/2006) ratificam a formação ampla do pedagogo, que deverá estar apto para realizar ações educativas, em espaços escolares e não escolares. Dentro dos “não escolares”, estão os trabalhos realizados pela Pedagogia Social, Pedagogia Empresarial e pela Pedagogia Hospitalar.
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Matéria: Karen Del Sant, acadêmica do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP
Revisão: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: agencia@unidep.edu.br