Notícias
Psicologia

Curso de Psicologia tem pets como recurso terapêutico em estágio hospitalar

Compartilhe

As práticas de estágio do curso de Psicologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), realizadas no Hospital Policlínica Pato Branco, ganharam um reforço especial: os “doutores pets”, cães terapeutas do projeto Terapia Assistida por Animais e Amor (TAA-Amor), promovido pelo Hospital Veterinário “Veterinários com Amor”.

O convívio com animais em tratamentos de saúde mental tem sido uma alternativa cada vez mais indicada, uma vez que os pets contribuem para o alívio de tensões e no humor. No ambiente hospitalar, a inserção dos animais promove bem-estar emocional e contribui para a qualidade da estadia dos pacientes.

“A inserção de animais no tratamento psicológico fornece uma experiência rica e significativa para a formação de alunos de Psicologia, pois permite aos alunos praticarem habilidades essenciais para a atuação do psicólogo, como a escuta ativa e especializada, fomentando a sensibilidade na prática clínica”, explica a professora e psicóloga Eliziane Andolhe, que coordena a supervisão dos estágios na área hospitalar.

A inserção dos pets nas práticas de estágio, por meio da parceria com a iniciativa do Hospital Veterinário “Veterinários com Amor”, foi proposta pelas acadêmicas do 6º período de Psicologia, Angela Fernanda Joia, Jordana Santini Vendramini e Karla Angélica do Rosário Ghelen. “Essa prática busca promover um ambiente mais acolhedor para os pacientes, por meio da interação com os animais, gerando sentimentos positivos nos pacientes, estímulos cognitivos e mais leveza para seu período de hospitalização”, cita a professora Eliziane.

Pets na promoção de saúde

A médica veterinária e idealizadora do projeto TAA-Amor, Karine de Oliveira Marques Pacheco, do Hospital Veterinário “Veterinários com Amor”, conta que os animais possuem tutores e são selecionados, processo em que é avaliado se eles têm algum treinamento prévio e demonstram aptidão comportamental, bem como emocional, para atuarem como cães terapeutas.

“Esses cães também passam por treinamentos comportamentais. O intuito é levar amor e alegria a pessoas acamadas, crianças em situação de vulnerabilidade e onde mais os animais forem bem-vindos com sua alegria e amor genuínos. Recentemente, também iniciamos visitas a empresas, como parte de iniciativas voltadas à saúde mental”, conta Karine.

O projeto conta com apoio da fisioterapeuta Camila Ramos e do médico veterinário Leandro Pacheco.

Psicologia hospitalar

No curso de Psicologia do UNIDEP, os estágios na área hospitalar acontecem a partir do 5º período e seguem até o 10º período do curso. Os acadêmicos atuam no Hospital São Lucas, Hospital Policlínica Pato Branco, Hospital do Câncer e no Ambulatório Escola do curso de Medicina. Nesses locais, os estudantes, supervisionados por docentes psicólogos, realizam intervenções de aconselhamento e suporte emocional, destinadas a pacientes e familiares, além de colaborarem com equipes multidisciplinares, integrando a Psicologia a áreas como Medicina, Enfermagem e Assistência Social.  

Estágios no curso de Psicologia

Neste semestre, cerca de 220 estudantes do curso de Psicologia do UNIDEP estão inseridos na comunidade, por meio dos estágios básicos e supervisionados. Como resultado, mensalmente o curso realiza cerca de 230 atendimentos à população. Além de Pato Branco, os convênios para realização dos estágios também contemplam outras cidades da região.

------------

Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]

Ver álbum completo