As práticas de estágio do curso de Psicologia do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), realizadas no Hospital Policlínica Pato Branco, ganharam um reforço especial: os “doutores pets”, cães terapeutas do projeto Terapia Assistida por Animais e Amor (TAA-Amor), promovido pelo Hospital Veterinário “Veterinários com Amor”.
O convívio com animais em tratamentos de saúde mental tem sido uma alternativa cada vez mais indicada, uma vez que os pets contribuem para o alívio de tensões e no humor. No ambiente hospitalar, a inserção dos animais promove bem-estar emocional e contribui para a qualidade da estadia dos pacientes.
“A inserção de animais no tratamento psicológico fornece uma experiência rica e significativa para a formação de alunos de Psicologia, pois permite aos alunos praticarem habilidades essenciais para a atuação do psicólogo, como a escuta ativa e especializada, fomentando a sensibilidade na prática clínica”, explica a professora e psicóloga Eliziane Andolhe, que coordena a supervisão dos estágios na área hospitalar.
A inserção dos pets nas práticas de estágio, por meio da parceria com a iniciativa do Hospital Veterinário “Veterinários com Amor”, foi proposta pelas acadêmicas do 6º período de Psicologia, Angela Fernanda Joia, Jordana Santini Vendramini e Karla Angélica do Rosário Ghelen. “Essa prática busca promover um ambiente mais acolhedor para os pacientes, por meio da interação com os animais, gerando sentimentos positivos nos pacientes, estímulos cognitivos e mais leveza para seu período de hospitalização”, cita a professora Eliziane.
Pets na promoção de saúde
A médica veterinária e idealizadora do projeto TAA-Amor, Karine de Oliveira Marques Pacheco, do Hospital Veterinário “Veterinários com Amor”, conta que os animais possuem tutores e são selecionados, processo em que é avaliado se eles têm algum treinamento prévio e demonstram aptidão comportamental, bem como emocional, para atuarem como cães terapeutas.
“Esses cães também passam por treinamentos comportamentais. O intuito é levar amor e alegria a pessoas acamadas, crianças em situação de vulnerabilidade e onde mais os animais forem bem-vindos com sua alegria e amor genuínos. Recentemente, também iniciamos visitas a empresas, como parte de iniciativas voltadas à saúde mental”, conta Karine.
O projeto conta com apoio da fisioterapeuta Camila Ramos e do médico veterinário Leandro Pacheco.
Psicologia hospitalar
No curso de Psicologia do UNIDEP, os estágios na área hospitalar acontecem a partir do 5º período e seguem até o 10º período do curso. Os acadêmicos atuam no Hospital São Lucas, Hospital Policlínica Pato Branco, Hospital do Câncer e no Ambulatório Escola do curso de Medicina. Nesses locais, os estudantes, supervisionados por docentes psicólogos, realizam intervenções de aconselhamento e suporte emocional, destinadas a pacientes e familiares, além de colaborarem com equipes multidisciplinares, integrando a Psicologia a áreas como Medicina, Enfermagem e Assistência Social.
Estágios no curso de Psicologia
Neste semestre, cerca de 220 estudantes do curso de Psicologia do UNIDEP estão inseridos na comunidade, por meio dos estágios básicos e supervisionados. Como resultado, mensalmente o curso realiza cerca de 230 atendimentos à população. Além de Pato Branco, os convênios para realização dos estágios também contemplam outras cidades da região.
------------
Matéria: Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR
Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Fotos: Alan Winkoski, Agência Experimental de Comunicação do UNIDEP
Contato: [email protected]